Início

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Consequentemente todo mundo Dança - SÔANE MARRY


            Pode-se dizer que a dança é a mola mestra do mundo. Não é exagero, tudo gira em volta da dança, às pessoas se deslocam de lugares muito distantes só para participar de outras culturas que envolvem dança, o ano se inicia com dança, todos procuram se divertir e sem dançar parece impossível, em todas as festividades, ainda que seja somente em família a música, seja ela qual for está presente e consequentemente a dança também, torna-se a maneira mais fácil e prazerosa de liberar as alegrias e até de camuflar as tristezas. A dança parece liberar uma essência que contamina os seres humanos.
            Ellmerich em 1913 quando escreveu sua obra História da Dança, relata que a dança está intrínseca nos seres humanos desde os primórdios da humanidade as simples manifestações rítmicas, motivadas por fatos religiosos, eróticos, bélicos, fúnebres e etc. estavam presentes nas comunidades. Na obra História Universal da Dança de Curt Sachs é possível encontrar a ordem cronológica da evolução das danças, por exemplo: as danças circulares (sem contato entre os participantes), de imitação animal, convulsivas, em serpentina, erótica, em círculo duplo, funerárias, com mascaras, aos pares, em diversos círculos, homens e mulheres em linhas opostas, pares mistos, pares abraçados e dança do ventre. Com base nesta constatação, percebe-se o quanto a dança evoluiu e continua evoluindo ao longo do tempo, hoje com as diversas formas de utilização da dança e os variados estilos que sujem a cada dia, os seres humanos estão cada vez mais ligados à dança.
            Consequentemente todo mundo dança, seja de que forma for o movimento faz parte do gestual humano, portanto movimentar-se de forma lenta ou rápida, sozinho ou na companhia de outras pessoas, com o objetivo de entretenimento ou não, isso é dança, o fato de movimentar-se e deixar que o corpo reflita sua emoção já se torna dança e na maioria das vezes isso acontece involuntariamente, sem que se perceba esses movimentos.
               Amigos leitores permitam que a dança faça parte de suas rotinas, desejo a todos um ano cheio de paz, saúde e muitas alegrias.