Início

terça-feira, 6 de março de 2012

Encontros apresentam o Calendário das Artes na capital e no interior da Bahia

Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Calendário das Artes perante artistas,produtores e demais possíveis interessados, a Fundação Cultural do Estado daBahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), vai aoencontro da população em uma série de eventos de lançamento simbólico eapresentação do edital. Na segunda e terceira semanas deste mês de março, emSalvador e cidades do interior da Bahia, gestores da FUNCEB vão conduzir reuniõespara mobilizar a participação de proponentes, bem como discutir ascaracterísticas do Calendário das Artese dar orientações sobre a inscrição de propostas.

A 1ª etapa dos encontros acontece em Salvador e RegiãoMetropolitana, nos dias 8 e 9 de março (quinta e sexta-feira), nos bairros deAlagados, Barris, Cajazeiras, Castelo Branco, Engenho Velho de Brotas, Itapuã ePlataforma, além de Camaçari e Lauro de Freitas (veja tabela de datas, locais ehorários no serviço abaixo).

A 2ª etapa dos encontros, em outros oitomunicípios da Bahia, está prevista para os dias 14 e 15 de março (quarta equinta-feira), em roteiro a ser brevemente publicado.

Representantes da FUNCEB também vão comparecer a eventosartístico-culturais que estão sendo realizados no período, investindo napublicização do edital, a exemplo do que já foi feito no ciclo de debates do Diálogos Culturais,que ocorreu em Cachoeira nos dias 27 e 28 de fevereiro, e de visita à 5ª ediçãodo Cine Capão, queacontece entre os dias 5 e 10 de março no Vale do Capão, em Palmeiras.

Abrangendo as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo,Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, o Calendário das Artes é um mecanismo de incentivo a projetosartísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular odesenvolvimento das artes no estado. Concede prêmios de até R$ 13 mil e priorizapropostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acessoa produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural, razão quereforça a necessidade de fazer estas informações chegarem de forma acessível adiversos públicos.

As inscrições para a 1ª Chamada da edição 2012 do Calendário das Artes estão abertas até 2de abril, recebendo propostas de ações para serem iniciadas entre os dias 1º dejunho e 31 de agosto deste ano. Serão no mínimo 42 contemplados, somando uminvestimento total de R$ 546 mil, com previsão de que sejam pelo menos setepropostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia. Para tanto,a avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrênciae comissões de seleção específicas em cada Macroterritório. O edital do Calendáriodas Artes, bem como seus anexos e orientações, está disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Calendário das Artes também é pauta deVideoconferências – No propósito de dar informaçõesdetalhadas aos diversos interessados, para que eles possam concorrer aosprêmios do Calendário das Artes deforma acertada, a FUNCEB também vem realizando a série de Videoconferências do Calendário das Artes. Quatro momentos de orientaçõescompõem a programação: 2 de março (sexta-feira), das 9h30 às 12 horas; 5 demarço (segunda-feira), das 9h30 às 12 horas; 13 de março (terça-feira), das14h30 às 17 horas; e 16 de março (sexta-feira), das 14h30 às 17 horas. Asvideoconferências são conduzidas pela equipe da FUNCEB e podem ser acompanhadasao vivo pela internet (no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br)ou em 34 pontos de exibição localizados na capital e mais 32 municípios baianos,incluindo o próprio local de gravação das palestras – o auditório do InstitutoAnísio Teixeira (IAT), em Salvador. Mais informações estão disponíveis aqui.


ENCONTROSDO CALENDÁRIO DAS ARTES
ETAPA 1: Salvador e Região Metropolitana

8 de março(quinta-feira):
Alagados – Espaço Cultural Alagados, 19 às 21 horas
Rua Direita do Uruguai, s/n – Uruguai. Tel.: 71 3117-6517
Barris – Espaço Xisto Bahia, 19 às 21 horas
Rua General Labatut, 27 – Barris. Tel.: 71 3117-6155
Cajazeiras – Escola Estadual Luiz José de Oliveira, 19 às 21 horas
Rua H, Via Coletora B, s/n – Fazenda Grande I –Cajazeiras. Tel.: 71 3309-5997
Castelo Branco – Centro Social Urbano de Castelo Branco, 19 às 21horas
Rua  A, s/n – 3ª Etapa de Castelo Branco. Tel.:3395-3776
Engenho Velho de Brotas – Cine-Teatro Solar Boa Vista, 19às 21 horas
Parque Boa Vista de Brotas, s/n – Engenho Velho de Brotas.Tel.: 71 3116-2109
Lauro de Freitas – Centro de Cultura de Lauro de Freitas, 19 às 21horas
Praça João Thiago Santos, s/n – Centro – Lauro de Freitas.Tel.: 71 3288-8350
Plataforma – Centro Cultural Plataforma, 19 às 21 horas
Praça São Braz, s/n – Plataforma. Tel.: 71 3117-8106

9 de março(sexta-feira):
Camaçari – Cidade do Saber, 16 às 18 horas
Rua do Telégrafo, s/n – Bairro do Natal – Camaçari. Tel.:71 3644-1631
Itapuã – Casa da Música, 19 às 21 horas
Parque Metropolitano do Abaeté, s/n – Itapuã. Tel.: 713116-1511

Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB/ SecultBA