Início

sexta-feira, 2 de março de 2012

Expressão Corporal é comunicação: por SÔANNE MARRY


A Expressão corporal segundo o estudioso Gallardo trata-se da capacidade que consente expressar idéias, sentimentos, emoções, pensamentos além de expressar sentimentos afetivos através do corpo. Pode-se afirmar que nada mais é do que um conjunto de todas as outras capacidades em relação com o ambiente.
Em estudo realizado com bebês percebeu-se que a expressão corporal é regulada pelo ambiente social, os bebês aproveitam os mecanismos genéticos para realizar uma comunicação com o meio social e quando essa maneira de comunicação não é compreendida os bebês deixam de utilizá-la perdendo assim a oportunidade de controlar o ambiente, tendo um significativo prejuízo no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. 
 
Estudiosos como Chalanguer e Bossu definem a expressão corporal como uma manifestação nata e espontânea, onde a criatividade tem um valor relevante, sendo a ação um fator imaginário, porém os movimentos que o integram são de cunho real.
Os movimentos voluntários e involuntários que realizamos diariamente são reflexos de sentimentos e emoções que invadem a consciência. A expressão corporal retrata através do corpo em forma de movimentos hora dançados, hora simplesmente realizado em pequenos gestos a afetividade do ser humano, que por mais que seja um indivíduo introspecto, ainda assim transparece para o ambiente social o seu estado interno (saúde, doença, bem-estar, mal-estar, etc.). A capacidade humana de se comunicar naturalmente é própria e individual e depende do grau de desenvolvimento, maturidade e conhecimentos adquiridos nos meios físicos e sociais.     
A expressão corporal também é considerada uma modalidade da dança, sendo manifestações rítmicas da cultura que são como veículo de expressão e interpretação das necessidades de comunicação da sociedade. Dentro da dança é possível demonstrar com mais consistência através de gestuais mais aflorados os sentimentos que povoam a consciência e o corpo.