Início

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Historiador publica livro sobre os 50 anos de Barro Preto


A Mondrongo Livros lança nesta segunda-feira, dia 16, o livro “Da Pedra Lascada ao Barro Preto”, do historiador César Chaves, que faz um resgate da história da sua cidade natal, Barro Preto, que completa nesta segunda-feira, dia 16, 50 anos de emancipação política. César Chaves é graduado em História pela UESC e pós-graduado em Metodologias da História pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX.

Em “Da Pedra Lascada ao Barro Preto” o autor apresenta um pouco da história da cidade, acontecimentos de importância fundamental. Trata-se do primeiro registro metodológico, didático e sem pragmatismo, a se tornar livro, um verdadeiro demonstrativo da construção lenta de uma comunidade simples, sem glamour ou eventos fabulosos, porém com forte sentimento de fraternidade e comprometimento entre seus membros.
A pesquisa foi consolidada através de documentos históricos e testemunhos dos moradores mais antigos, cujas informações foram cruzadas para checagem dos dados e também para atender o rigor formal acadêmico, revela o autor, que ainda aponta a possibilidade da obra estar continuamente aberta, ou seja, que existe a total possibilidade de pesquisas futuras fazerem novos adendos e aportes biográficos para a historiografia do município.
Uma das revelações importantes da obra diz respeito ao nascimento do nome da cidade. Diz o autor ter identificado operários das primeiras construções de alvenarias, oriundos de localidades circunvizinhas que, ao escavarem o solo (nas imediações onde hoje se localiza a Praça Cel. João de Souza Leal), atingiram uma camada de terra bastante escura. Ao serem indagados, nas suas localidades, sobre onde estavam trabalhando ou para onde iam logo se ouvia a seguinte resposta: “Para o lugar do Barro Preto”. Assim, pela força popular, o nome da cidade se fixou como Barro Preto, apesar das tentativas de o alterarem.