Início

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Itabunenses se emocionaram com a Paixão de Cristo itinerante

O tão esperado espetáculo Auto da Paixão de Cristo foi um verdadeiro sucesso de público e marcou um novo momento do teatro grapiúna. O evento, que aconteceu na Praça Camacan na noite da Sexta-Feira Santa,6, reuniu fiéis de todas as paróquias da cidade e famílias que lotaram o centro da cidade e acompanharam atentos à apresentação promovida pela Prefeitura Municipal de Itabuna através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania- Ficc em parceria com a Diocese de Itabuna.

Foi pensando em levar para o público itabunense cenas que retratassem da forma mais real possível a paixão, morte e ressurreição de Cristo, que a Ficc projetou o espetáculo de forma itinerante que deu início na Praça Camacan com vários palcos espalhados que representaram a Via Crucis vivida por Jesus. Dessa forma, as pessoas puderam acompanhar em tempo real os atores no momento em que mudavam de cenário.

O elenco, composto por 30 artistas de renome da cidade, trouxe como convidado especial o ator e filho da terra, Osvaldo Mil que interpretou Jesus Cristo, além de 170 figurantes da Paróquia de Santa Maria Goretti. Durante o espetáculo, o público se emocionou em vários momentos a exemplo das cenas do batismo, a santa ceia e a crucificação de Jesus. Osvaldinho, como é carinhosamente chamado, deu um show de interpretação junto com os outros artistas ao percorrer o caminho da crucificação na Praça Laura Conceição, ponto alto da peça. O espetáculo terminou com a ascensão de Jesus na Catedral de São José, cena que arrancou aplausos da população. Uma queima de fogos enfeitou o céu da cidade e encerrou os festejos da Sexta-Feira Santa em Itabuna.

O Diretor de Projetos da Fundação, Fernando Caldas, salientou que o evento consolidou a qualidade dos trabalhos que a Ficc vem desenvolvendo nos últimos meses e comentou que quem ganha com isso é a população. ”Itabuna sempre possuiu artistas talentosos, faltou-nos historicamente (condição que agora queremos transformar) a ação do poder público dando suporte a tais profissionais”, disse. Para a presidente da Ficc Sandra Ramalho, o evento foi um marco para a cultura de Itabuna e serviu para fortalecer e valorizar o teatro local. “Nossos artistas estão de parabéns. Tanto talento reunido em um só espetáculo mostra o quanto é importante investir na cultura, coisa que o nosso Prefeito Capitão Azevedo tem feito em seu governo”, finalizou.