Início

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Numa parceria entre FUNCEB e a Secretaria de Cultura do município, mostra apresenta trajetória de um dos mais importantes nomes da Dança na Bahia

Exposição fotográfica Ninho Reis em cartaz em São Francisco do Conde

Nesta segunda-feira, 16 de abril, na cidade de São Francisco do Conde, do Recôncavo da Bahia, vai ser aberta a exposição fotográfica Ninho Reis, em evento aberto ao público, marcado para as 19 horas, na Unidade de Artes da Secretaria de Cultura do município. Com imagens da trajetória do coreógrafo e dançarino, a mostra resgata parte importante da memória da Dança na Bahia e segue em cartaz por um mês, até 16 de maio, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A iniciativa é uma parceria entre a coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e a Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde, e comemora o Mês da Dança, em razão do Dia Internacional da Dança (29 de abril).


Baiano de Coaraci, Eutaciano Reis de Oliveira Junior, o Ninho Reis (1951-1991), trabalhou como dançarino, ator, produtor e diretor artístico e exibiu seu talento no Brasil, Europa, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e África. Participou de entidades folclóricas e blocos de carnaval. Atuou em diversos grupos de dança como o Grupo Folclórico Viva Bahia, de Emília Biancardi, e o Balé Folclórico da Bahia – também desempenhando a função de codiretor. Montou, em 1979, juntamente com Antônio Alcântara e Rogério Eduardo, o premiado grupo Frutos Tropicais, que tinha um elenco exclusivamente de homens e se propunha, a partir da criação coletiva, refletir a vivência cultural de cada um dos dançarinos, expressando a linguagem vigorosa do corpo masculino. Unia elementos de danças tradicionais, manifestações populares, balé clássico, jazz e dança moderna, no que hoje poderíamos chamar de uma dança de fusão.

Exposição fotográfica Ninho Reis
Abertura: 16 de abril (segunda-feira), 19 horas
Visitação: 17 de abril a 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Onde: Unidade de Artes da Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde
(Rua Espírito Santo, s/n – Centro)
Quanto: Grátis
Realização: Secult de São Francisco do Conde/ FUNCEB/ SecultBA