Início

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Continuam os debates da II Conferência de Cultura amanhã

Mary Melgaço
Em assembléia realizada no Teatro Municipal (TMI), os participantes da II Conferência Municipal de Cultura decidiram estender o debate para os dias 28 e 29, sempre a partir das 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus. Além de concluírem que havia a necessidade de um tempo maior para a discussão dos seis eixos propostos pela conferência estadual, os participantes também entenderam que a ausência da Câmara Temática Indígena prejudicaria a criação do Plano Municipal de Cultura, um dos principais objetivos da conferência.

De acordo com Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural, na manhã de domingo, foi aprovado o regulamento da II Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com a participação do conselho de cultura e de várias câmaras setoriais. “Na oportunidade, também tivemos a aprovação de algumas propostas importantes, oriundas dos mais diversos setores culturais do município”, completa. Ainda segundo Maurício Corso, nas reuniões dos dias 28 e 29, além da discussão de novas proposições, os participantes elegerão os delegados que estarão representando Ilhéus na próxima Conferência Territorial de Cultura, prevista para acontecer no TMI, nos dias 16 e 17 de outubro, reunindo os 26 municípios do Território Litoral Sul.

O Plano Municipal de Cultura, que uma vez concluído será enviado para ser votado na Câmara de Vereadores, é um importante instrumento de gestão para a ordenação de uma política pública voltada para o setor. “Ele é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos”, comenta Maurício Corso. “Embora seja elaborado sob a liderança do Poder Executivo, através de seu órgão de cultura e com ampla participação do conselho municipal, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficiais, exigindo, por isso, para a sua construção, o envolvimento e a atuação de todos os segmentos representativos da cultura local”, finaliza Corso.



Abertura - A II Conferência Municipal de Cultura foi aberta oficialmente na noite de sábado (25), no Teatro Municipal de Ilhéus. Além de performances artísticas, o evento contou com palestras proferidas pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, que abordou o tema “Planejando e construindo a nossa cultura”; pela museóloga Ana Cristina Coelho, que falou sobre “Museus, territórios e inclusão sociocultural” e pelo secretário de Cultura de Maracás, Edmar Vieira de Almeida, que discorreu sobre o “Plano Municipal de Cultura: uma experiência de construção coletiva”.

“Após os avanços históricos registrados no campo da cultura e da gestão cultural em Ilhéus, ainda temos alguns desafios que precisam ser vencidos. Consolidar o Fundo Municipal de Cultura já implantado; aprovar a Lei de Incentivo Fiscal; avançar na implantação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais; criar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura e os Sistemas Setoriais, como museus, bibliotecas e patrimônio. Além disso, é fundamental a construção e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, principal foco dos nossos trabalhos, para garantir, dessa forma, a implantação do Sistema Municipal de Cultura”, conclui Maurício Corso. 

Nenhum comentário: