foto: Clodoaldo Ribeiro |
Profissionais das redes municipal e
particular de ensino, representantes da Fundação Cultural de Ilhéus e de Pontos
de Cultura participaram durante os dias 9, 10 e 11 (quarta, quinta e
sexta-feira) passados do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa de
Educação Patrimonial, promovido pela ONG Estação Cultura. A atividade integra o
Projeto de Levantamento, Salvamento e Monitoramento Arqueológico da Ferrovia de
Integração Oeste/Leste. O curso foi ministrado numa das salas do colégio São
Jorge.
O curso de formação de
multiplicadores foi direcionado às comunidades locais dos municípios atingidos
pela construção da ferrovia oeste leste na Bahia, buscando enfatizar a
consciência participativa dessas comunidades e o compromisso das populações com
os seus patrimônios culturais. Por meio de atividades educativas e da formação
de uma rede de multiplicadores, um dos objetivos da ação visa ainda promover a
sensibilização da população sobre a importância da valorização e da preservação
do patrimônio histórico cultural e arqueológico.
Apresentações culturais e exposições
itinerantes com material fotográfico e com material arqueológico (ou réplica)
dos sítios pesquisados na região fizeram parte da programação do curso. As
exposições visam atingir um grande número de pessoas dos municípios envolvidos.
De acordo com a coordenadora setorial de Educação Patrimonial, Mariza Oliveira
Barbosa, a meta é proporcionar, através do curso, o desenvolvimento de atividades
educativas que sublinhem o patrimônio cultural, por meio de ações que promovam
a sensibilização da população sobre a importância de sua valorização e
preservação.
O Programa de Educação Patrimonial
Estação Cultura tem como metodologia a realização de seis cursos de formação de
multiplicadores, sediado nos municípios de Ilhéus, Jequié, Brumado, Guanambi,
Santa Maria da Vitória e Correntina. A escolha dos municípios que sediarão os
cursos baseou-se em critérios logísticos. O total de participantes previsto é
de 30 pessoas, podendo oscilar para mais ou para menos dependendo da quantidade
de municípios dos lotes.
Para a execução do referido curso
foram executados seis módulos, com abordagens e conteúdos específicos, relacionados
ao patrimônio histórico cultural e arqueológico, tendo como instrumento de ação
a educação patrimonial, conforme previsto no Programa de Educação Patrimonial
da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os módulos de ‘Patrimônio
Cultural’, ‘Patrimônio Arqueológico’, ‘Leis’ e ‘Construindo o Patrimônio
Arqueológico’ tiveram, cada um, um total de quatro horas. Já o módulo ‘Visita
monitorada a um sítio arqueológico’ foi ministrado num total de cinco horas.