Com o objetivo de fornecer
ao público espectador elementos de técnica e estética fílmicas que o
possibilite desenvolver uma mirada crítica em relação à produção fílmica
comercial, bem como fomentar a sensibilidade deste público para filmes
artísticos, o Curso de Estética e Teorias do Cinema busca seguir um dos
percursos da história do desenvolvimento das linguagens do cinema, mostrando a
incorporação das técnicas nas quais as linguagens se baseiam na indústria
cinematográfica americana.
A Atividade de Extensão,
realizada pelo Núcleo de Artes da UESC - NAU e ministrada pelo Professor PhD. em Antropologia Social
Adolfo de Oliveira, contará com dez sessões semanais de três
horas, das 09:00 às 12:00 horas, às quintas feiras, nas quais será exibido um
filme, seguido de uma exposição sobre suas técnicas narrativas e uma discussão
com os participantes.
Os interessados poderão se
inscrever no Protocolo Geral da UESC, no térreo do Pavilhão Adonias Filho, de 07 a 16 de Novembro. Os
encontros ocorrerão no Núcleo de Artes da UESC entre os dias 17 de Novembro de
2011 e 02 de Fevereiro de 2012. O Curso de Estética e Teoria do Cinema é aberto
à comunidade.
Lista de filmes:
Nascimento de Uma Nação (Birth of a Nation,
1915);
Intolerância (Intolerance, 1916);
O Homem com a Câmera (Chelovek s Kinoapparatom,
1929);
Encouraçado Potemkin (Броненосец Потёмкин/Bronenosets
Potemkin, 1926);
A Greve (Стачка/Stachka, 1925); Outubro
(Октябрь/Oktaybr, 1928)
O Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinet des Dr
Caligari, 1920);
Metropolis (1927);
A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora,
1929);
Dr. Jekyl & Mr. Hyde (1928, J. S.
Robertson);
Relíquia macabra (The Maltese Falcon/John
Huston, 1941); Toni (1935);
A Regra do Jogo (La Regle Du Jeu, 1939);
Cidadão Kane (Citizen
Kane, 1941);
O Processo (The Trial,
1962).