Início

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Maurício Corso é homenageado com o Título de Cidadão Ilheense


O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia, Maurício Corso, recebeu na última sexta-feira (9), durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores, o Título de Cidadão Ilheense pelos relevantes serviços prestados ao Município nas áreas da cultura, cidadania e comunicação. Marcada pela emoção, a solenidade de entrega foi prestigiada por autoridades, empresários, profissionais de imprensa, servidores públicos, demais homenageados e representantes de diversos segmentos da sociedade de Ilhéus.

A Câmara Municipal de Ilhéus também homenageou este ano, com a entrega do Título de Cidadão Ilheense, as seguintes personalidades: Eduardo Silva da Anunciação, Gilmar Bonfim, Guiseppe Marino, Hélio José Cunha de Melo, Hugo Noival Santana, Marcelo Petruceli Coelho, Sabrina de Branco, Maria das Graças Felizola Andrade, Pedro Otávio Moreira de Souza, Valéria Gomes Camacho e Vicenzo Morelli.
“Sem dúvida alguma, é um justo reconhecimento a uma pessoa que sempre defendeu os interesses da nossa cidade e do nosso querido Estado da Bahia”, afirmou, na oportunidade, o vereador Marcos Flávio Rhem da Silva, autor da proposição que concedeu o título ao presidente da Fundaci, aprovada por unanimidade pelos parlamentares ilheenses. Atendendo a uma solicitação do vereador Marcus (Nena) Passos, a Câmara Municipal de Ipiaú aprovou uma Moção de Parabéns ao Poder Legislativo de Ilhéus pela concessão da honraria. “Parabenizamos esta nobre casa legislativa por tão acertada decisão. Maurício Corso é, de fato, uma grande expressão da cultura baiana, em especial desse município. Assim, ao homenageá-lo com tão honroso título, a Câmara de Ilhéus também merece ser reverenciada. Sendo esta, então, a razão da nossa Moção de Parabéns”, destacou o vereador Nena Passos.
Bastante emocionado, Maurício Corso agradeceu todas as mensagens recebidas e, também, às personalidades que compareceram ao evento, detalhando, na sequência, sua trajetória profissional como jornalista, publicitário, assessor cultural e diretor de produção. Durante seu pronunciamento, lembrou que, em São Paulo, teve a honra de trabalhar com grandes nomes do teatro, cinema, rádio e televisão, como Osmar Santos, Serginho Groismann, Antônio Abujamra, Lima Duarte e Fernanda Montenegro, “entre tantos outros grandes profissionais da Globo, TV Cultura e Sesc Fábrica da Pompéia”.
Mas, de acordo com o atual presidente da Fundaci, foi a Bahia que lhe deu “regra e compasso”. O paulistano Maurício Corso, que é casado com uma suíça e tem dois filhos baianos, conseguiu trazer centenas de artistas famosos para o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) quando dirigiu aquela casa nos anos 80. Entre eles, o internacional Baden Powell, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, e artistas de expressão nacional, como Raul Cortês, Patrícia Pillar, Lília Cabral, José Mayer; Paulo Betti e Malu Mader. Na área musical, além de concertos e apresentações nacionais e internacionais, também se apresentaram no TMI daquela época os cantores Ivan Lins, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zizi Possi e Leila Pinheiro, entre outros.
Fazer e servir - Na sua mensagem de agradecimento, Maurício Corso destacou: “a nobreza deste título é a confirmação de um sentimento que já tenho no coração. O profundo amor por Ilhéus e o carinho de tantos amigos, colaboradores e irmãos de caminhada fortalecem o meu compromisso de fazer ainda mais por esta terra próspera e acolhedora. Tenho muito ainda por fazer e servir para continuar sendo merecedor de tão alta honraria. Aristóteles, na Grécia antiga, já dizia que a honra não se constitui em receber um título, mas em merecê-lo. E para fazer por onde merecer, eu vejo que o caminho é a união, a fraternidade e o amor ao próximo”, destacou o homenageado.
Ainda durante seu pronunciamento, Maurício Corso registrou seu agradecimento ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que, segundo ele, vem depositando grande confiança no seu trabalho. No final de seu discurso, também destacou o apoio recebido de todos os funcionários da Fundação Cultural de Ilhéus e do Conselho Municipal de Cultura, além de artistas, parceiros, dirigentes e conselheiros territoriais de toda a Bahia, que o elegeram presidente da Associação de Dirigentes Culturais do Estado.
Além do vereador de Ipiaú, Marcus (Nena) Passos, a Câmara de Ilhéus também recebeu dezenas de mensagens de congratulações pelo título concedido a Maurício Corso, dentre elas as de Ângela Menezes de Andrade, coordenadora geral do Sistema Nacional de Cultura, Francisco Herculano de Oliveira, mestre geral representante do Cebudv, em Brasília; Monique Badaró Campos, representando o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; empresário Lício Fontes; Carlos Henrique Medeiros, diretor de mercado da Rede Bahia; Estácio Gonzaga, diretor executivo da TV Santa Cruz; Adélia Pinheiro, reitora eleita, e Joaquim Bastos, atual reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Tica Simões, representando o Conselho Estadual de Cultura; Camilo Afonso, Adido Cultural da Embaixada de Angola no Brasil; e Jorge Amado Neto.
Família Amado - Entre inúmeras outras congratulações pelo recebimento do Título de Cidadão Ilheense, Maurício Corso recebeu de Jorge Amado Neto e de toda a família Amado a seguinte mensagem: “é com grande alegria que recebi a notícia do justo reconhecimento que lhe foi atribuído por esta respeitável Casa Legislativa que é a Câmara Municipal de Ilhéus. Nos tempos atuais em que a educação e a cultura são vistas como algo descartável, em que os incentivos e as políticas públicas se demonstram tímidas para estes segmentos tão essenciais ao desenvolvimento de um povo civilizado, às vezes Deus nos dá a oportunidade de encontrar pessoas como você, caro amigo. Verdadeiros paladinos que, remando contra a maré, ultrapassam as barreiras do improvável, às vezes do impossível, para levantar as bandeiras da liberdade intelectual e da cultura, flamulando outrora nas mãos de outro Ilheense chamado Jorge. Seu empenho, luta e militância por estas causas tão preciosas o tornaram uma figura emblemática, querida e reconhecida em todos os segmentos do município e da região, uma verdadeira unanimidade, confirmada por tantos amigos e admiradores que comemoram hoje com você esta merecida homenagem”.
Maurício Corso é formado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, e pós-graduado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Também fez especialização em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde participou da criação do Curso de Comunicação Social, tendo sido professor de Produção e Direção de TV. Este ano, concluiu o Curso de Especialização em Gestão Cultural pela Universidade de Girona, na Espanha, realizado pelo Observatório Itaú Cultural de São Paulo. Maurício Corso também foi produtor cultural da Rádio e da TV Globo de São Paulo, além de ter atuado no                Programa Metrópoles da TV Cultura, também na capital paulista. Na Bahia, entre outros cargos, foi diretor do Teatro Municipal de Ilhéus, gerente comercial e diretor de produção da TV Santa Cruz, diretor geral da MAC – Marketing, Comunicação e Cultura. Atualmente, é presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia, além de prestar Assessoria nas relações institucionais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura.