Início

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Exposição “Rondin Itinerante” foi sucesso de público em Ilhéus


A exposição Rodin Itinerante na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus foi encerrada com sucesso após um mês de visitação pública. O evento, aberto gratuitamente ao público, recebeu desde a sua inauguração – no dia 15 de dezembro – mais de mil visitantes, sendo a exposição mais visitada do Teatro em 2011. O público era composto de estudantes de escolas públicas e particulares, pesquisadores e turistas.
A exposição itinerante de Auguste Rodin é um projeto desenvolvido pelo Palacete das Artes Rodin Bahia sob a coordenação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Bahia. Em sua quinta edição, a exposição já foi visitada por milhares de pessoas nos municípios de Santo Amaro, Porto Seguro, Feira de Santana e Itabuna.

Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a exposição foi uma excelente oportunidade para que população ilheense conhecesse mais sobre a renomada obra deste renomado escultor francês. “O evento serviu, ainda, para estreitar laços com a instituição Palacete das Artes Rodin Bahia, oportunizando parcerias de projetos futuros e a vinda de outras exposições”, ressaltou Maurício.
A exposição itinerante conta em seu acervo com 30 painéis em fotos – plotadas – das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas “O Pensador”, “Eva”, “Homem que Anda”, “Avareza e Luxúria”, “O Beijo”, “A Meditação”, “A Mártir”, produzidas pelos fotógrafos Solange Rossini, Adam Rezpka, Jean de Calan, Nelson Kon e Roberto Nascimento. Em 2012, a mostra prossegue com uma nova edição entre meados de janeiro e fevereiro, em Maragogipe.
René-François-Auguste Rodin foi um importante escultor francês, cuja obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo. Ele nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840 e faleceu em Meudon em 17 de novembro de 1917.
Na década de 1880, Rodin criou quatro das suas mais famosas esculturas: “O Pensador” (1880), ”O Beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O Filho Pródigo” (1889). Rodin é considerado um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.