Início

sábado, 11 de fevereiro de 2012

“Enfim, a Cultura em 2012 promete. Precisamos estar juntos nesta caminhada.” - POR PAWLO CIDADE

Muita coisa se discutiu no ano passado sobre as políticas públicas de cultura. O Ministério da Cultura gastou quase 99% do seu orçamento no que estava previsto. Ponto. Em Ilhéus, apenas 45% dos recursos previstos foram disponibilizados para a área cultural. Mais um ponto. A gente espera que em 2012, a Cultura ganhe ainda mais fôlego. Sobretudo com as comemorações do centenário de Jorge Amado e com a aprovação do Plano Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura de Ilhéus.

O FMC – Fundo Municipal de Cultura já está implantado, mas até agora não se encontrou um mecanismo de viabilidade. Os diálogos precisam ser intensificados e as atividades postas na mesa. O Conselho Municipal de Cultura precisava ganhar uma nova reformulação e ganhou. O que mais precisa? Articulação, estratégia, plano de trabalho?
Até o momento, a PEC 150/2003 não foi aprovada. Entretanto, o Plano Nacional de Cultura sim. O Sistema também. Novos editais de fomento começam a ser lançados - E eles estão cada vez mais simplificados. É grande o movimento pela ampliação do acesso aos recursos públicos para a Cultura. Quanto mais recurso, mais investimento, mais profissionalização, mais estímulo.
Alguns espetáculos previstos para este ano prometem: “A Lagoa Encantada”, pelo Cia Boi da Cara Preta; “Capitães do Morro”, pelo grupo Teatro Total; “A Bela e a Fera”, pela Cia Ilheense de Teatro; a tão aguardada estreia no Teatro Municipal de Ilhéus do “Inspetor Geral” do Teatro Popular de Ilhéus e muito mais.
O Projeto Forteatro-Sul conclui suas atividades em mais dez cidades do Litoral Sul; a Academia de Letras de Ilhéus lançará sua grade de programação na reabertura dos trabalhos em março; concursos literários, palestras, seminários, simpósios, encontros municipais e estaduais de cultura; videoconferências, reuniões, implantação das Usinas Culturais, construção da Praça do Esporte e da Cultura no bairro Nossa Senhora da Vitória, cursos e oficinas.
Enfim, a Cultura em 2012 promete. Precisamos estar juntos nesta caminhada.

 







Pawlo Cidade é escritor, membro da Academia de Letras de Ilhéus e dramaturgo.