Início

terça-feira, 19 de junho de 2012

ÁRVORE DOS SONHOS - por BOB MONTELEONE


Durante o período de pesquisa de meu TCC, redigindo a monografia “Teatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras” para obtenção da Licenciatura em Artes Cênicas pela ECA-USP, percebi que outras técnicas dentro do contexto ambiental precisavam ser experimentadas e aliadas ao processo como um todo, por exemplo, a confecção de figurinos de jornal, cenários com materiais recicláveis e dinâmicas, e como no caso aqui exposto a “Árvore dos Sonhos” - uma atividade que pode interrelacionar-se e complementar a proposta teatral com fins socioambientais como convite há uma reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.


A árvore foi confeccionada com a técnica de papietagem numa base de papelão de caixa de fogão, moldada de forma cônica para caracterizar o tronco e as abas da mesma caixa para a confecção dos galhos, as folhas de revistas que serviram para preencher o tronco com suas camadas, representaram homonimamente as folhas dessa mesma árvore, tendo como acabamento final uma leve camada de tinta propositalmente utilizada para chamar a atenção dos materiais utilizados, além disso uma leve florada com fundos de garrafa PET foi distribuída pelos galhos e por último barbantes dispostos para afixar os bilhetinhos com as mensagens.

ÁRVORE DOS SONHOS – Reflexões Frutíferas: atividade de AEA-Arte Educação Ambiental no Dia Mundial do Meio ambiente 2012



120 bilhetinhos entregues

Foram distribuídos de 120 bilhetinhos em uma escola da rede particular de Ilhéus-BA para que fossem devolvidos e preenchidos para serem afixados na Árvore dos Sonhos. O papelzinho continha a seguinte provocação - “A minha esperança para um meio ambiente sustentável para as atuais e futuras gerações é”:
No retorno destes bilhetinhos houve uma divisão de 8 subgrupos de mensagens, como exposto nos itens a seguir, os mesmo também passaram por uma tabulação como forma de fornecer subsídios para análise desse processo interativo reflexivo de caráter socioambiental.



A- CONSCIENTIZAÇÃO – RESPONSABILIDADE – SUSTENTABILIDADE
      1-  Que as pessoas tenham consciência para cuidarem do ambiente.
      2-   O respeito à natureza para a sua preservação.
            3-   A semente da responsabilidade será plantada, gerando frutos de conscientização. Tudo sempre                    nasce do primeiro passo.
            4-   A conscientização de que devemos parar de poluir para preservação do meio ambiente.
            5-  Que as pessoas se conscientizem mais e que cada um faça sua parte em prol do meio ambiente.
            6-  Cada cidadão consciente da parte que tem a desempenhar para o bem estar coletivo.
            7- Que o desenvolvimento mundial seja sustentável valorizando a preservação dos recursos naturais.
            8-  Sustentabilidade e compromisso de todos.
            9-  Que a cada dia as pessoas sejam mais conscientes da importância que ele tem para nossa própria sobrevivência.
          10-  A prática (não somente a conscientização) no dia a dia dos nossos pequenos.
          11-  Que todas as pessoas se conscientizem e preservem a natureza.
          12-  Que a consciência ecológica esteja presente em todas as ações do dia a dia.
          13-  Fazer minha parte. Menos poluição. Rodrigo Ribeiro.
          14-  Contar com cidadãos conscientes do seu papel neste espaço.
          15-  A ampliação da consciência de todos nós.
          16-  Contar com cidadãos conscientes do seu papel neste espaço.
          17-  Que as próximas gerações se comprometam com a sustentabilidade ambiental.
          18-  Que todos se conscientizem que é preciso preservar.
          19-  Conscientizar as crianças da importância de preservar o meio ambiente.
          20-  Que todos tenham a consciência de conservar a natureza. Raissa
          21-  A educação. Mariana
          22-  Que possamos nos desenvolver com sustentabilidade. Bernardo Paiva
          23-  Conscientizar as crianças da importância de preservar o meio ambiente.

   
      B-CONSUMISMO E VALORES
1- Que o consumo consciente torne-se uma realidade.
2- Consumir conscientemente os recursos do nos planeta.
3- Que a humanidade mude seus hábitos de consumo – consumo consciente.
4- Que o homem entenda que o dinheiro não é tudo e que coloque a natureza em primeiro lugar. Tem que existir equilíbrio. Aline
5- Ver as cidades com ciclovias para que as pessoas vivam mais felizes!


C- DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO

  1- Que as pessoas não desmatem, proteja os animais e conservem nossa água.
 2- Que nossas árvores sejam plantadas e o desmatamento diminua.
   3- Parem de desmatar e respeite a natureza.
  4- Não cortar as árvores e não poluir os rios, não poluir o ar e o solo.
   5- Que não haja poluição e nem desmatamento.
   6- Existir mais árvores um mundo mais colorido, cheio de água e vida. Jade
   7- Diminuir o desmatamento.
  8- Ajudar o meio ambiente, não machucar as plantas.
9- Plantar árvores.
10-  Evitar o desmatamento das árvores. Amanda
11-  Conscientizar cada vez mais as pessoas em relação a importância da preservação das florestas. Giovana
12-  Devemos preservar o meio ambiente. Se tirar uma planta, plante outra.
13-  Toda vez que tirar ou arrancar uma árvore, plante outra no lugar.

D-ESPERANÇA – HARMONIA – RESPEITO – PRESERVAÇÃO
  1-  Que nossas crianças cuidem da natureza com muito amor.
  2-  Que um dia todas as pessoas possam pensar na geração futura. Ezequiel
  3-  O amor das crianças s2
  4-  Um planeta mais limpo, mais justo e cheio de paz!
  5-  Que ele seja limpo.
  6-  Harmonia com a natureza
  7-  Que comecemos a mudar desde já as nossas práticas em prol dessa causa!
  8-  Que cresça o respeito sobre toda e qualquer forma de vida.
  9-  Que todos conheçam e preservem as maravilhas que eu vivenciei.
10-  Que todos respeitem a natureza e temam os abusos contra ela.
11-  Preservar e cuidar com muito carinho como se fosse nossa casa.
12-  Que os homens cuidem mais do planeta, da natureza, da vida.
13-  Que todos compreendam que a terra tudo dá.
14-  Faça do meio ambiente o seu “Meio de vida”.
15-  Que os seres humanos aprendam a viver em harmonia com a natureza.  Família de Manu
16-  Que cada vez mais as nossas crianças se conscientizem sobre a importância da reciclagem. Temos muitos sonhos… Muita esperança no futuro dos nossos filhos.
17-  Amamos mais a terra, não produzindo lixo e economizando água!
18-  Que o homem respeito seu próximo mais próximo!
19-  Fiquei feliz em plantar uma semente e assim eu ajudo o meio ambiente. Ester
20-  Proteger da poluição os rios, matas e todo nosso planeta.
21-  Que todos tenham acesso ao ensino, saúde e moradia de qualidade.
22-  Ambiente feliz. João Felipe
23-  Um meio ambiente saudável e protegido. Sophia
24-  Um dia especial para a natureza. Hugo
25-  Passar conhecimento educacional para todas as crianças. Clara
      

       26-  Que as pessoas utilizem com responsabilidade os recursos naturais, pois eles estão se esgotando. Tai
      27-  Protejam as nossas florestas e matas. Não poluam os rios e lagos. Fabi
      28-  “Para vivermos precisamos de ar, temos que plantar para nossas vidas melhorar.” Marina
      29-  Um país limpo e cheio de paisagens lindas.
      30-  A nossa sobrevivência depende da mãe natureza, vamos protege-lá.

E-LIXO E 3 R´s (reduzir – reutilizar – reciclar)
  1-  A conscientização da população para o descarte do lixo
  2-   Produzir menos lixo e reciclar o que puder.(Bia Santiago)
  3-  Que todos aprendam desde cedo a viver os 3 R´s (reduzir – reutilizar – reciclar)
  4-   Não jogar o lixo na rua fazer reciclagem. Maria Clara
  5-   Que todos cuidem muito bem do meio ambiente. Giulia Marino
  6-  Andar nas ruas e não encontrar lixo no chão!!
  7-  Que todo lixo seja separado e descartado de forma correta.
  8-  Não ter lixo nas praias e ruas. Emiliano
  9-   “Jogar papel no lixo de papel, plástico no lixo de plástico e lixo orgânico no lugar certo.” Letícia
10-  Reciclagem do lixo urbano e coleta seletiva.

F-POLÍTICA
  1-      Que todos os prefeitos do Brasil não permitam o desmatamento.
  2-      Acordo mundial quanto a compromissos que permitam maior proteção ambiental.

G-SANEAMENTO E ÁGUA
  1-   Que todos saibam utilizar os recursos naturais de modo a manter o meio ambiente equilibrado.
  2-   A união de todas as nações a fim de utilizar os recursos naturais, sempre respeitando e preservando o meio ambiente.
  3-   Reduzir a proporção da população sem acesso à água potável e saneamento básico. Gabriela
  4-  Que tenha água potável para todos e que entendam e que economizem, pois ela é necessária para todos. Rodrigo e família
  5-  Usar água com responsabilidade.
  6-   Todas as casas do mundo terem saneamento básico.
  7-   Terem rede de esgoto.
  8-   Que os rios continuem cheios de águas límpidas para os peixinhos e para todos nós.
  9-    Que cuidem dos rios e mares.

H-ABSTENÇÕES
28 bilhetes não retornaram
Processo de confecção em papietagem
REFLEXÕES
Apesar da significativa devolução de 92 bilhetinhos representando 77% dos 120 bilhetinhos colocados nas agendas dos alunos, 23% dos bilhetinhos não retornaram. Notamos um valor expressivo de 28 abstenções, indicativo importante se considerarmos a quantidade de veiculações na mídia e trabalhos dentro da sala de aula que enfatizam as questões ambientais nos dias atuais. Para facilitar a tabulação às mensagens enviadas foram divididas nos seguintes subgrupos: A- CONSCIENTIZAÇÃO – RESPONSABILIDADE – SUSTENTABILIDADE (19%); B- CONSUMISMO E VALORES (4%); C- DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO (11%); D-ESPERANÇA – HARMONIA – RESPEITO – PRESERVAÇÃO (25%); E- LIXO E 3 R´s [reduzir – reutilizar – reciclar] (8%); F- POLÍTICA (2%); G- SANEAMENTO E ÁGUA (8%); H- ABSTENÇÕES (23%).
Os subgrupos A e D juntos resultaram em 44%, um bom índice que explicita um desejo esperançoso de que o ser humano se conscientize, respeitando e preservando o meio ambiente com práticas responsáveis e sustentáveis em harmonia com a natureza. Mesmo sendo baixo o índice C com 11%, demonstrou uma preocupação com a conservação e manutenção de nossa cobertura vegetal. Os quatro índices mais preocupantes foram o B 4% que nos conceito dos 5 R´s representa uma Recusa ao consumo exacerbado (fútil), sendo que a sociedade consumista reforça o TER em detrimento do SER, já os índices  E e G, ambos com 8% cada, representam um dos grandes problemas socioambientais da atualidade, que tratam do descarte de resíduos e do fornecimento de água potável e coleta de esgoto, e, em especial o item F com 2%, que trata da vontade política que poderia resolver muitas de nossas preocupações com uma gestão séria, competente, eficiente e honesta ao atender os anseios da população.

________________________________


Bob Monteleone, é licenciado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, pós graduado em Docência no Ensino Superior de Turismo, Hotelaria e Lazer-SENAC, professor, diretor teatral e educador ambiental. Ministra cursos e oficinas de teatro por toda região sul baiana. 
Todas as semanas ele escreve sobre Teatro Educação aqui no EUVEJOARTE.blogspot.com 


Nenhum comentário: