Início

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Atualização do Censo Cultural de Ilhéus prossegue este mês


Prossegue até o fim deste mês a atualização do Censo Cultural do Município promovido pela fundação cultural de Ilhéus e iniciado em setembro. A ação visa a preparação do relatório Sistema Municipal de Informações Indicadores culturais (SMIIC). O cadastro é gratuito e poderá ser feito acessando o link www.smiicilheus.blogspot.com.br.


O SMIIC tem como objetivos principais o mapeamento, a organização e a divulgação das atividades culturais ilheenses, incluindo informações sobre estrutura (artistas, equipamentos culturais, grupos, eventos), gestão (órgãos públicos, conselhos, fundos, legislações, orçamentos e editais), financiamento, economia da cultura, patrimônio material e imaterial, entre outras.

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, explica que todas as políticas públicas necessitam, para seu planejamento, de informações e indicadores a respeito da realidade sobre a qual devem atuar. “A política cultural é, provavelmente, uma das que mais carecem de dados, embora esforços nesse sentido tenham sido realizados nos últimos anos”, disse.

O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), objetiva estabelecer as bases tecnológicas para conectar-se com os demais Sistemas Nacional e Estadual. Isso possibilitará a produção de indicadores municipais aplicáveis, de forma coerente, aos processos de formulação e implantação de políticas culturais de Ilhéus. Acompanham as ações tecnológicas atividades relacionadas à capacitação técnica de pessoas para a formação e atualização de equipes vinculadas à geração, tratamento e armazenamento de dados e informações culturais.

Nenhum comentário: