Início

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Teatro Popular de Ilhéus desocupa Casa dos Artistas após dez anos

foto: Clodoaldo Ribeiro

Administrada pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) desde 2002, a Casa dos Artistas não será mais residida pelo grupo cultural. Os proprietários do imóvel solicitaram a desocupação do espaço até o último dia deste mês. Diante deste fato, o TPI informa a suspensão de sua programação no local a partir de novembro.

Além da agenda dos quatro grupos residentes do espaço cultural (Teatro Popular de Ilhéus, Cia Boi da Cara Preta, Grupo Improviso Nordestino e Grupo Teatral Maktub), também está interrompida a marcação de pautas para espetáculos de companhias visitantes, cursos e oficinas. “Infelizmente, não poderemos responder a quaisquer solicitações de agendamento, uma vez que após 31 de outubro não temos espaço definido para continuidade de nossas ações”, informou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. 

Desde o início da administração da Casa dos Artistas pelo TPI, o termo de comodato que autorizava a ocupação gratuita do espaço esteve em nome de pessoa física representante legal do grupo. Em 2011, os proprietários informaram a mudança do comodato para aluguel no valor de R$ 1.200. Agora, ao fim do contrato de um ano, o imóvel foi requisitado pelos donos, que não concordaram em assinar renovação em nome do Teatro Popular de Ilhéus, pessoa jurídica. O grupo fica, assim, impossibilitado de arcar com este custo. O recurso destinado para sua manutenção é público, financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, e sua aplicação é restrita às despesas do Teatro Popular de Ilhéus.

Até conseguir um espaço para construção de seu teatro o TPI deverá manter suas atividades nas ruas. "Um problema que temos que enfrentar agora é que o Teatro Popular de Ilhéus tem financiamento para suas ações até novembro de 2015, mas sem espaço o projeto de manutenção não se justifica", afirma a Coordenadora de Programação, Tânia Barbosa.

De acordo com o plano de trabalho do grupo para os próximos três anos, estão previstas mais de seis mil horas de cursos e oficinas e exibição de 144 filmes no Cineclube Équio Reis. Também serão realizados 32 debates sobre temas de interesse público, produzidos 90 vídeos curta-metragem, 18 encontros com escritores regionais e apresentados mais de 200 espetáculos de teatro, música e dança. A estimativa de público atendido vai além de 100 mil pessoas.

Lisboa informa que desde 2008 vem tentando conquistar uma sede definitiva com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Para realizar este volume de atividades o grupo necessitaria de um espaço mais amplo”, declara. O diretor destaca ainda o quanto o grupo é grato à família Hans Koella por estes 10 anos de ocupação gratuita da Casa dos Artistas. “Percebo este momento como uma oportunidade de conquistarmos uma sede própria que atenda nossas necessidades artísticas e técnicas”, diz. 

BOAS NOTÍCIAS

 Hoje pela manhã, na presença do prefeito Newton Lima, do secretário de finanças Jorge Bahia, do procurador geral Pedro Germano, de artistas e produtores locais, o Teatro Popular de Ilhéus assinou o Termo de Concessão de Uso, assumindo pelos próximos 20 anos o prédio do General Osório onde funcionava a Biblioteca e Arquivo Público.
OBS: A Biblioteca voltará a funcionar no mesmo local. Agora sob os cuidados do TPI.

Nenhum comentário: