Início

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Debate e espetáculo musical quinta e sexta na Casa dos Artistas

foto:  Karoline Vital

Não é preciso ser final de semana para que o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) ofereça programação cultural de alta qualidade na Casa dos Artistas. Nesta quinta-feira (29) às 19 horas, o projeto Improviso, Oxente! segue com as discussões sobre a revolta dos escravos do Engenho de Santana, analisando a carta de reivindicações escrita pelos cativos, na Ilhéus do século XVIII. E na sexta-feira (30) às 19 horas, a Cia. Boi da Cara Preta apresenta o musical Auto do Boi da Cara Preta, em frente ao espaço cultural. Ambas as atrações são gratuitas.


Os debates do Improviso, Oxente! servirão de base para a próxima montagem do TPI: 1789 – Rio do Engenho – Um Revolução Histórica. Nesta quinta-feira, o convidado será o professor Marcelo Henrique Dias, que também é um dos consultores da peça. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo contará a história da revolta dos escravos que é considerada a primeira greve do Brasil. Além dos atores e músicos do grupo ilheense, há ainda a contribuição artística do terreiro Matamba Tombenci Neto, inclusive com Mãe Ilza Mukalê no elenco. A estreia está prevista para março de 2013.

E após o retorno de sucesso no último dia 23, o Auto do Boi da Cara promete emocionar mais uma vez o público. O musical da Cia. Boi da Cara Preta reuniu mais de 200 pessoas em frente à Casa dos Artistas, que ficaram encantadas com a alegria do bumba meu boi e se divertiram com as aventuras do vaqueiro Mateus para atender os desejos de Catarina, sua esposa grávida. Inspirada em ritmos e personagens típicos das tradições nordestinas, a peça é uma celebração da cultura popular.

Nenhum comentário: