Através do Programa
de Incentivo à Crítica de Artes, FUNCEB
promove atividade formativa que busca contribuir para a sustentabilidade da
crítica na Bahia
Após a realização do II Seminário Baiano de Crítica de Artes, nos últimos dias 29 e 30
de outubro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada
à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), abre inscrições para a
Oficina de Qualificação em Crítica,
que integra as ações do segundo ano do Programa
de Incentivo à Crítica de Artes. A atividade se direciona a pessoas
interessadas em desenvolver habilidades na produção da crítica, num processo
formativo com coordenação pedagógica de Luiz Cláudio Cajaíba, da Universidade
Federal da Bahia (UFBA), que se une como ministrante aos professores Cyntia
Nogueira, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e Luiz Fernando Ramos,
da Universidade de São Paulo (USP), e também o jornalista e crítico Marcelo
Rezende. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de
novembro, no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes.
São disponibilizadas 30 vagas e, havendo número excedente de inscritos, será
feita análise dos dados apresentados no formulário de inscrição para ocupação
das mesmas.
A Oficina de
Qualificação em Crítica se conduzirá em formato semipresencial, entre os
dias 12 de novembro e 8 de dezembro, aliando encontros presenciais, que
ocorrerão em Salvador (em locais a confirmar), com disponibilização de
materiais online e indicação de atividades extraclasse. O curso é dividido em dois
módulos: Módulo I – “Ensino Teórico e Prático de Análise e Produção de Crítica
de Artes” e Módulo II – “Orientações para Criação e Desenvolvimento de Projetos
Editoriais de Periódicos de Críticas de Artes”, que objetiva resultar em
desdobramentos que contribuam para a sustentabilidade da crítica na Bahia. Os
participantes receberão certificado mediante o cumprimento mínimo de 70% da
carga horária total.
Neste ano, além desta Oficina, o Programa de
Incentivo à Crítica de Artes já promoveu o II Seminário Baiano de Crítica de Artes, que reuniu profissionais
brasileiros reconhecidos neste campo (Helena Katz, Ivana Bentes, Carlos Calado
e Wagner Schwartz, sob mediação de Marcelo Rezende) diante de um público de
cerca de 80 pessoas por dia, no Espaço Xisto Bahia, e tendo ainda transmissão
ao vivo pelo Portal do IRDEB. Além disso, fará o lançamento da Série Crítica das Artes, coleção de
publicações com temáticas diversas dentro do universo da crítica de artes, no
intuito de promover a difusão de conteúdo sobre o tema, resgatar produções de
profissionais notórios no campo e divulgar novos trabalhos.
Sobre
o Programa de Incentivo à Crítica de Artes – Lançado pela FUNCEB/SecultBA em 2011, o Programa de Incentivo à Crítica de Artes se
volta a esta produção artístico-intelectual, cuja tradição, atividade,
empregabilidade e reconhecimento são ainda insuficientemente representativos na
Bahia. Inserida na política de
democratização do acesso à cultura e estímulo à formação artística dos
criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, a iniciativa objetiva promover
a qualificação da crítica baiana e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das
artes produzidas no estado. Para tanto, foca na consolidação
de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor cultural, investindo em ações estruturantes que envolvem
formação, produção, criação e difusão do
exercício da análise crítica nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual,
Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.
No
ano passado, o Programa realizou duas
ações: o I Seminário Baiano de Crítica de Artes, que reuniu profissionais de
grande experiência na área de crítica cultural e crítica específica nas
linguagens artísticas – entre eles, José Miguel Wisnik, Antônio Marcos Pereira
e Ruy Gardnier. Além do público que participou gratuitamente das atividades, o
evento também teve transmissão online em tempo real
pelo Portal do IRDEB. Mais de 8.700 visitas de internautas foram registradas,
contabilizando um total de 30.589 visualizações de página. Os registros de
áudio das palestras e debates do I Seminário Baiano de Crítica de Artes estão
disponíveis para audição e download no hotsite www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes.
A
outra realização foi o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, que premiou 20 autores de críticas em Artes Visuais ,
Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, entre 43 concorrentes.
O certame distribuiu mais de R$ 40 mil em premiações e os vencedores ainda
terão seus textos publicados através da Série Crítica das Artes.
“O
registro de números ainda pouco expressivos de críticas inscritas no Concurso de 2011 confirmou,
de certa maneira, a necessidade de continuar investindo em ações de
fortalecimento deste campo”, considera Alexandre Molina, diretor das Artes da
FUNCEB, que complementa: “Os resultados puderam também colaborar para o
aperfeiçoamento do Programa
de Incentivo à Crítica de Artes e para a elaboração de projetos
estruturantes a serem promovidos nesta área”. A reavaliação do Programa também se deu a partir de
reuniões internas, consultas a estudiosos da área e de um encontro onde
estiveram presentes representantes das Pós-Graduações em Artes (Artes Cênicas,
Artes Visuais, Dança, Literatura e Música) da Universidade Federal da Bahia
(UFBA) e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade do Estado da Bahia
(UNEB).
Desta maneira, em 2012, a FUNCEB apresenta o Programa de Crítica de Artes reformulado
e ampliado, trazendo ações que se fundamentam na reflexão, formação,
qualificação e atração de novos interessados em atuar na área.
Os orientadores
da Oficina de Qualificação em Crítica
Cyntia Nogueira (UFRB): Professora
do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
(UFRB). Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal
Fluminense (2006). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da
Bahia (1999). Coordenadora e Curadora do Cineclube Mário Gusmão. Editora da
Revista Eletrônica CineCachoeira. Tem atuado principalmente com o tema história
e crítica do cinema brasileiro. É pesquisadora do GAAP (Grupo de Ensino,
Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio), cadastrado no CNPQ.
Luiz Cláudio Cajaíba (UFBA): É
professor, vice-diretor da Escola de Teatro da UFBA e coordenador do Programa
de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC-UFBA. Coordena o projeto da área da
Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência - PIBID-CAPES-UFBA (24 bolsistas) e o projeto de estudos artísticos do
Programa de Licenciaturas internacionais - PLI (sete bolsistas), Grupo Coimbra,
também da CAPES. Fez pós-doutorado pela FAPESB/PPGAC/UFBA, cujo projeto
investigou os processos de recepção e crítica de espetáculos na cena
contemporânea. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e
Universidade Livre de Berlim (2005). Tem mestrado em Comunicação e Cultura
Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1997). É bacharel em Artes
Cênicas – Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1992). Faz
comentários semanais sobre teatro no programa Multicultura da Rádio Educadora
da Bahia. Colabora com a organização do programa de palestras e discussões do
Festival Internacional de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim.
Concentração nas seguintes áreas do conhecimento: artes cênicas, filosofia
estética, teatro-educação e comunicação.
Luiz Fernando Ramos (USP): Possui
graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), graduação
em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1980),
mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em
Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professor do
Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo desde 1998,
lecionando as disciplinas de Crítica e Teoria do Teatro. Pesquisador do CNPq,
coordena o GIDE – Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular; Coordenou o
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP entre 2006 e 2010. É
encenador, dramaturgo, crítico de teatro e documentarista. Realizou pesquisas
em torno da produção teatral de Gordon Craig, Samuel Beckett, Tadeusz Kantor,
José Celso Martinez Corrêa e Martins Pena. Pesquisou também em torno dos
conceitos de mimese, teatralidade e antiteatralidade, como operadores da cena
contemporânea, incluindo nesse enfoque tanto a produção estritamente teatral
como a dos campos das artes plásticas, da música e do cinema. Esta investigação
desdobrou-se, desde 2009, no resgate da noção de espetáculo, depurada da
minimização que lhe foi atribuída por leituras generalisantes de caráter
sociológico e antropológico. Atualmente finaliza livro, a ser publicado em
2013, com o título provisório de “Mimesis espetacular: a margem de invenção
possível”, e inicia nova pesquisa em torno do ideário estético de Gordon Craig,
remetendo às suas bases filosóficas e implicando na tradução para o português
de seus principais textos, bem como de peças e artigos de The Mask, jamais
traduzidos. Foi presidente da Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e
Pós-Graduação em Artes Cênicas no biênio 2008-2010. É crítico de teatro da
Folha de S.Paulo desde 2008.
Marcelo
Rezende: Membro integrante do PEQUENO
COMITÊ – agência de projetos e ideias. Publicou os livros “Ciência do Sonho – A
Imaginação sem Fim do Diretor Michel Gondry”, “O Círculo” e “Comunismo da
Forma”. Foi editor de conteúdo do Programa Cultura e Pensamento do Ministério
da Cultura, criador do projeto editorial e editor-chefe da edição “Ocupação do
Espaço”. Trabalhou como editor da “Revista Bravo” (2005/2007); diretor de redação
da “Revista Cult” (2003/2005); correspondente internacional baseado em Paris da
“Gazeta Mercantil” (1998/2002); repórter para os suplementos “Mais!” e
“Ilustrada” da “Folha de São Paulo” (1993/1998); redator para o programa
“CineMTV”, sobre cinema, da MTV (1992/19993). É graduado em Comunicação Social
– Jornalismo pela PUC-SP (1986/1989) e Filosofia na Faculdade de Ciências
Humanas da USP (1987/1993) e a formações em Collège De France
– Rhétorique et Société en Europe – XVIe-XVIIe siécles e La Littérature européene
entre Surhomme et Homme du Sous-Sol – 1890-1930, (2001/2002).
Oficina
de Qualificação em Crítica
Inscrições:
Até 6 de novembro, pelo site www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes
Período
do curso: 12 de novembro a 8 de dezembro
de 2012
Quanto:
Grátis
Aulas
presenciais:
Local:
A definir
= Módulo
I – “Ensino Teórico e Prático de Análise e Produção de Crítica de Artes”
Luiz
Cláudio Cajaíba – 16/11 e 17/11 (sexta e sábado), 14h00 às 18h00
Cyntia Nogueira – 23/11 (sexta), 18h00 às 21h00, e 24/11 (sábado), 14h00 às 19h00
Luiz Fernando Ramos – 30/11 e 1/12 (sexta e sábado), 14h00 às 18h00
Cyntia Nogueira – 23/11 (sexta), 18h00 às 21h00, e 24/11 (sábado), 14h00 às 19h00
Luiz Fernando Ramos – 30/11 e 1/12 (sexta e sábado), 14h00 às 18h00
= Módulo
II – “Orientações para Criação e Desenvolvimento de Projetos Editoriais de
Periódicos de Críticas de Artes”.
Com Marcelo
Rezende – 7/12 e 8/12 (sexta e sábado), 14h00 às 18h00
Datas e horários sujeitos a alteração
Mais
informações:
71 3324-8505 / critica.cultural@funceb.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA
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