Início

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto Mãe Ilza Mukalê divulga temas que serão abordados neste fim de semana


Dando continuidade ao projeto “Mãe Ilza Mukalê”, nesta segunda semana, os temas abordados nas Rodas de Conversa com a líder religiosa serão: “A linguagem Bantu no Terreiro de Matamba” (sexta, às 19h00) e “A Makuria (comida) dos Nkissis (orixás)” (sábado, às 14h00). Interessados podem participar gratuitamente. 


O objetivo do projeto “Mãe Ilza Mukalê” é, além do compartilhamento das histórias e saberes da matriarca, produzir uma cartilha sobre as temáticas abordadas por ela nas rodas de conversa, a fim de oferecer conteúdo didático e contribuir para a aplicação da Lei 11.645, que visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Também será realizado um registro audiovisual dos encontros, em formato de DVD, que acompanhará a cartilha impressa.

Ao longo dos encontros, serão trabalhados, oralmente, diversos elementos da tradição da nação angola do candomblé, comoHistórias e lendas dos Nkissis; as danças; os ritmos; as músicas; a culinária; a indumentária e os adereços adotados nessa religião; conhecimentos sobre a natureza, plantas e medicina tradicional; história e atuação do Terreiro de Matamba Tombenci Neto; dentre outros temas. A Orquestra do Terreiro estará presente fazendo intervenções ao longo dos encontros.

Esta é uma realização do Terreiro de Matamba Tombenci Neto e da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, que foi contemplado pelo Edital nº 07 / 2012 - Culturas Identitárias - da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Mais informações podem ser encontradas em www.maeilzamukale.blogspot.com


Ascom: Tacila Mendes

Nenhum comentário: