Início

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Artistas se preparam para a Segunda Palhasseata

Os artistas da Segunda Palhasseata de Ilhéus já estão preparados para dar início às comemorações do dia do palhaço. No último sábado (1º), eles assistiram palestras sobre teorias relacionadas à comicidade, pantomima e arte circense. A programação do evento começa a partir das 19 horas desta sexta-feira (07), com espetáculos musicais e teatrais. O ponto alto será às 9 horas de sábado (08), quando acontecerá a marcha irreverente pelas ruas do Centro de Ilhéus, além de números cômicos e circenses.


As atividades preparatórias para a Segunda Palhasseata aconteceram na Casa dos Artistas e cada artista participante doou um brinquedo. Pela manhã, a professora e atriz Malu Mendes ministrou a palestra “O Sentido Cômico do Clown”. À tarde, foi a vez do ator e diretor teatral Pawlo Cidade falar sobre “Pantoaula - uma aula viva de pantomímica”. No início da noite, os artistas do Circo da Lua ofereceram uma minioficina de acrobacia e outras artes circenses.

Os participantes das palestras e minioficinas receberão certificados via Projeto Teatro Popular e Interculturalidade da Universidade Estadual de Santa Cruz. Para o diretor do Grupo Teatral Maktub, Fábio Nascimento, as capacitações ajudarão os artistas a construírem ainda melhor seus números e personagens, resgatando o encanto do universo circense e desconstruindo a imagem comercial do palhaço.

A Segunda Palhasseata de Ilhéus é organizada pelo Grupo Teatral Maktub e patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Neste ano, foi premiada pelo edital do Calendário das Artes, mas em 2011, o evento aconteceu de forma independente, financiada pelos artistas e grupos envolvidos, além de parceiros locais.

             









Nenhum comentário: