Início

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cantata A maior História de Amor do Nau-Uesc foi um sucesso


Por mais um ano as ações de extensão tomaram o palco do Auditório Paulo Souto para mostrar que o trabalho desenvolvido dentro dos muros da Universidade reúne comunidade interna e externa num único propósito, o de revelar a Arte e a Cultura através da Música. Foi nesse intento que a Universidade Estadual de Santa Cruz apresentou a Cantata “A maior História de Amor” no último dia 07 de dezembro no Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto.


O espetáculo realizado pelo Núcleo de Artes da UESC sob a coordenação da Professora Siomara Castro Nery em parceria com o Ponto de Cultura coordenação de Tereza Ferraz veio ratificar a importância de se ter um espaço dentro da academia destinado a desenvolver ações e projetos artístico-culturais que promovam a integração da comunidade interna e externa, sob a perspectiva da inclusão social e valorização da diversidade humana.
As ações de ambos os projetos se desenvolvem a partir de dois eixos de trabalho: formação (cursos, oficinas) e produção extensionista (realização e organização de eventos, atividades, inserções artístico-culturais abertas à comunidade externa) e foi motivado por esse eixo que o NAU e o Ponto de Cultura produziram a Cantata “A maior História de Amor”.

O Espetáculo, uma integração das artes Corais, Madrigal, Cênicas, Balé, Coreografia, Vídeo e Piano, mostrou de forma lúdica a real necessidade de conscientização sobre a responsabilidade de cada um de nós na preservação do Planeta. A Cantata apresentou uma releitura do amor fraterno e da caridade de Jesus Cristo. Com direção musical da professora Solange Skromov, e direção cênica do bolsista de extensão do NAU  Waldir Serafim orientando da professora Siomara Castro Nery (coordenadora do NAU), o espetáculo revelou a importância da Extensão que com sua visão integralizadora uniu Coral da UESC, Coral Meninas Encantos, Coral da UNATI (Corais regidos pela professora Solange Skromov),  Madrigal Encanta Vox (sob a regência do maestro Antonio Melo) a artistas da comunidade externa para mostrar o amor através da Música.

A integração de diferentes projetos de extensão vinculados à Musicalização, bem como a formação do elenco composto por alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade externa (crianças, adultos e idosos) ratificaram a relevância das ações extensionistas da Universidade demonstrando a capacidade que a Música possui de unir  pessoas em torno de um mesmo fim, o de produzir arte e cultura.

Esse processo de produção que começou na sala de aula e que “culminou” no abrir e no fechar das cortinas terá sua continuidade no palco da vida de cada participante que dedicou seu tempo e esforço para participar da montagem da Cantata, pois a arte uma vez internalizada desencadeia um processo de encantamento ao qual não se pode ficar indiferente. Eis que onde a cultura se instala o homem acaba por se tornar uma extensão dela.

A produção da Cantata contou com a colaboração do NEPSI - Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Departamento de Letras e Artes (DLA).

Nenhum comentário: