Início

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fechada a programação da Temporada Verão Cênico 2013


Após processos de seleção e habilitação de propostas, 33 espetáculos compõem programação de 98 sessões a serem realizada no mês de janeiro em Salvador e outras 13 cidades da Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), apresenta a programação final da 2ª edição da Temporada Verão Cênico. Durante o mês de janeiro, o projeto, que objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano, vai promover 98 sessões teatrais, a preços populares, de 33 diferentes espetáculos, em Salvador e outras 13 cidades do estado, alcançando todos os seis Macroterritórios baianos. As tabelas com a distribuição de pautas da programação estão disponíveis no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br).


Os espetáculos participantes foram selecionados através de Chamada Pública, que teve inscrições abertas entre 18 de setembro e 17 de outubro, e contabilizou um total de 143 espetáculos inscritos. A grade da programação é montada em três mostras, referentes às três categorias de inscrição. A seleção foi conduzida por uma comissão formada por 21 membros, sendo três curadoras de fora do estado – Dane de Jade (gestora cultural, doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura, é envolvida em trabalhos de incentivo a manifestações populares e idealizou a Mostra Sesc Cariri); Rejane Reinaldo (atriz, diretora, professora universitária, pesquisadora, doutoranda em Artes Cênicas); e Jussara Trindade (mestre e doutora em Artes Cênicas, atua na formação do ator, em teatro de rua e teatro musical) –, 16 representantes dos espaços culturais envolvidos, um representante da FUNCEB e um representante da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da SecultBA.

Além do expressivo número de propostas inscritas – 35% maior que o número da primeira edição, quando houve 93 candidatos –, os dados revelam a ampliação do número de municípios e palcos que vão receber o Verão Cênico: em 2011/2012, foram seis cidades, incluindo a capital, e 11 espaços envolvidos; em 2013, serão 14 cidades na programação e 16 teatros participantes. Em Salvador, a lista inclui oito locais: Sala do Coro do Teatro Castro Alves; Cine-Teatro Solar Boa Vista; Centro Cultural Alagados; Centro Cultural Plataforma; Largo Quincas Berro d’Água; Teatro Gamboa Nova; Teatro Jorge Amado; e Teatro Módulo. Já no interior, os espaços são: Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença); Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna); Centro de Cultura de Porto Seguro; Centro de Cultura de Alagoinhas; Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro); Centro de Cultura ACM (Jequié); Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista); e Teatro da CDL (Feira de Santana). Já as cidades de Barreiras, Euclides da Cunha, Irecê, Mutuípe e Teixeira de Freitas, e também Salvador, recebem espetáculos de teatro de rua.

Na primeira categoria, Temporada em Movimento, 16 espetáculos vão fazer, cada um, quatro apresentações, distribuídas nas segundas-feiras de janeiro, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, e nas quartas-feiras, nos outros palcos integrantes do projeto. Já na Mostra Cenas Curtas, 11 espetáculos de cenas curtas fazem duas encenações nos foyers, pátios etc. dos teatros, antes dos espetáculos da Temporada em Movimento. Por fim, na Mostra Teatro de Rua, seis peças fazem duas apresentações todas as terças-feiras em ruas e praças dos municípios.

Produzida para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já existentes no período, a Temporada Verão Cênico busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação. Outro objetivo é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis e atuem também como programadores culturais. Para tanto, a FUNCEB consolidou parceria com espaços culturais do estado, tanto públicos quanto privados, e conta com o apoio de outras unidades da SecultBA: a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Sobre a 1ª edição da Temporada Verão Cênico – A Temporada Verão Cênico foi lançada, como projeto piloto, em 2011, resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo, visando a criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições envolvidas para fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Na primeira edição, promoveu um total de 180 apresentações teatrais em Salvador e em cinco cidades do interior baiano. A programação levou aos teatros mais de 9 mil espectadores, numa ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua, que fizeram encenações em espaços públicos, somando ainda mais números à quantidade de público alcançado.

No intuito de continuamente aprimorar os seus projetos, a FUNCEB promoveu, em março deste ano, um encontro que reuniu, além da equipe da FUNCEB, gestores dos teatros, produtores, artistas e grupos envolvidos para avaliar e discutir a edição piloto da Temporada Verão Cênico e seus desdobramentos. A segunda edição do projeto busca integrar diversas sugestões colhidas neste importante diálogo com a sociedade e propõe a continuidade da ação, agora ampliada em seu alcance territorial e fortalecida no seu investimento em contratação dos espetáculos e estrutura de produção e logística.

Temporada Verão Cênico 2013
Quando: 7 a 30 de janeiro de 2013, horários a confirmar
(distribuição de pautas em documentos em anexo)
Temporada em Movimento e Mostra Cenas Curtas
·         Salvador
o   Sala do Coro do Teatro Castro Alves
o   Cine-Teatro Solar Boa Vista
o   Centro Cultural Alagados
o   Centro Cultural Plataforma
o   Largo Quincas Berro d’Água
o   Teatro Gamboa Nova
o   Teatro Jorge Amado
o   Teatro Módulo
·         Alagoinhas: Centro de Cultura de Alagoinhas
·         Feira de Santana: Teatro da CDL
·         Itabuna: Centro de Cultura Adonias Filho
·         Jequié: Centro de Cultura ACM
·         Juazeiro: Centro de Cultura João Gilberto
·         Porto Seguro: Centro de Cultura de Porto Seguro
·         Valença: Centro de Cultura Olívia Barradas
·         Vitória da Conquista: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Mostra Teatro de Rua
Ruas e praças de Salvador, Barreiras, Euclides da Cunha, Irecê, Mutuípe e Teixeira de Freitas
Valores de ingressos: a preços populares, variam entre os teatros (apresentações em rua são gratuitas)
Produção: Mil Produções Artísticas
Apoio: DEC/ Sudecult/ CCPI/ Bahiatursa
Realização: FUNCEB/ SecultBA

Nenhum comentário: