Início

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Inspetor Geral incluído no Kit de Difusão do Teatro da Bahia organizado pela Funceb


foto: Márcio Lima
FUNCEB vai promover a participação de sete montagens na 22ª edição do evento, onde também será lançado o Kit de Difusão do Teatro da Bahia

A edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, referência das artes cênicas do Brasil, que ocorrerá na capital paranaense entre 26 de março e 7 de abril, terá em sua programação uma Mostra Baiana, com curadoria do ator Wagner Moura. Áfricas (Chica Carelli), Luz Negra (Rino Carvalho), O Pássaro do Sol (Olga Gómez), Pólvora e Poesia (Fernando Guerreiro), Sargento Getúlio (Gil Vicente Tavares), Seu Bomfim (Fábio Vidal e Meran Vargens) e Siré Obá – A Festa do Rei (Fernanda Júlia) vão representar o estado nesta ação que fará parte do FRINGE, mostra paralela do evento. A iniciativa integra o Programa de Difusão do Teatro da Bahia e é realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), com o objetivo de promover a recente produção teatral baiana, estimular o seu intercâmbio e apresentar um panorama deste cenário com encenações de qualidade técnica e artística.


Os sete espetáculos vão ter as suas necessidades logísticas (passagens, hospedagem e alimentação) custeadas pela FUNCEB. Uma equipe de produção e um profissional de Relações Públicas vão acompanhar as atividades, garantindo também a divulgação e a promoção da Mostra, bem como as investidas em comunicação e na articulação de negócios. Tudo isto se torna possível pela parceria consolidada com o próprio Festival de Teatro de Curitiba, que incentiva a realização de mostras especiais dentro do FRINGE para fortalecer o espaço de troca e divulgação da produção teatral brasileira, e oferecerá as devidas pautas em teatros e aparatos técnicos.

Premiado e nacionalmente reconhecido ator de teatro, cinema e televisão, Wagner Moura aceitou o convite de fazer a seleção dos participantes da Mostra Baiana, com a colaboração de Vadinha Moura. Os espetáculos foram escolhidos a partir do Kit de Difusão do Teatro da Bahia, que reúne informações sobre 28 montagens teatrais no intuito de ampliar a visibilidade delas nacional e internacionalmente. Este material inédito, que apresenta textos trilíngues (português, inglês e espanhol), imagens e vídeos, será lançado na abertura da Mostra Baiana no Festival de Teatro de Curitiba, onde curadores, produtores, artistas, representantes de diversos festivais de artes cênicas e imprensa especializada estarão presentes.

O Kit de Difusão do Teatro da Bahia foi composto através de uma consulta a instituições de referência na área – Cooperativa Baiana de Teatro, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (SATED-BA) e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Coordenação de Teatro da FUNCEB –, que indicaram 16 espetáculos. Para completar o material, a FUNCEB realizou inscrições através de uma convocação pública. Os trabalhos que se candidataram foram avaliados por três curadores: Maria Rejane Reinaldo (atriz, diretora, pesquisadora, gestora e produtora cultural, diretora do Programa de Formação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga), Sérgio Bacelar (idealizador e coordenador do Festival de Teatro Brasileiro) e César Augusto (ator, produtor e diretor, integrante da Cia. dos Atores e diretor do TEMPO_FESTIVAL das Artes – RJ). Eles selecionaram mais 12 montagens, levando em conta a qualidade artística e a potencialidade delas para o desenvolvimento das atividades de difusão.

Após o lançamento no Festival de Teatro de Curitiba, o Kit de Difusão do Teatro da Bahia será enviado a profissionais relacionados a projetos significativos de difusão, circulação e divulgação de espetáculos teatrais no Brasil e no exterior. Em seguida, será iniciado o trabalho de produção de uma nova edição, com montagens estreadas entre 2011 e 2013.

Mostra Baiana no Festival de Teatro de Curitiba
Curadoria: Wagner Moura

ÁFRICAS
Estreado em 2006, é o primeiro espetáculo infanto-juvenil do Bando de Teatro Olodum. Com texto e direção de Chica Carelli, traz à cena o continente africano através de suas histórias, seus mitos e contos. As coreografias de Zebrinha, a música de Jarbas Bittencourt, o figurino de Zuarte Jr., o cenário de Helio Eichbauer e o talento dos atores conspiram para levar as crianças, através da magia da montagem, a descobrirem e se encantarem com este continente que tanto contribuiu para a formação da cultura da Bahia.

Com mais de duas décadas de atuação, o Bando de Teatro Olodum faz parte da história do teatro brasileiro. Nascida no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a companhia, formada por atores exclusivamente negros, é uma referência. E é um dos poucos grupos baianos a manter um corpo estável, com elenco, diretores e técnicos. Em sua trajetória, o Bando construiu e consolidou uma dramaturgia e estética próprias do negro, seu olhar sobre as questões humanas e sua história econômica e sociocultural.

Mais informações e contatos:
www.bandodeteatro.blogspot.com | bando2@gmail.com | 55 71 3083-4619/ 55 71 9998-9133

LUZ NEGRA
Duas cabeças decepadas dos seus corpos gritam desesperadamente numa tentativa de compreender a crueldade e insensibilidade dos homens. Essa é a tônica do texto premiado do salvadorenho Álvaro Menén Desleal (1931-2000), dirigido por Rino Carvalho. Luz Negra, estreado em 2010 com apoio do Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro, promovido pela FUNCEB/SecultBA, propõe uma reflexão sobre o mundo individualista, globalizado e paradoxal, onde a emoção/sensibilidade/sentimento são considerados uma pedra no caminho. A montagem usa do realismo fantástico para propor uma atmosfera de visual e sensibilidade incomuns, uma inquietação artística que busca provocar no público uma reflexão sobre os valores humanos. No elenco, estão Caíca Alves, Evelin Buchegger e Leonardo Mineiro.

Mais informações e contatos:
caicalves@yahoo.com.br | 55 71 9198-4708

O PÁSSARO DO SOL
A peça infanto-juvenil narra a história de um jovem guerreiro que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. Adaptado de lenda indígena brasileira sobre a descoberta do fogo, o espetáculo é o resultado de investigações teatrais do grupo A RODA dentro do universo de animação de sombras. Estreada em 2010, a montagem foi apoiada através do Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro, promovido pela FUNCEB/SecultBA, e é vencedora da categoria ‘Espetáculo Infanto-Juvenil’ do Prêmio Braskem de Teatro 2010. Direção, adaptação e bonecos são de Olga Gómez, e o texto é de Myriam Fraga.

A RODA foi fundada em Salvador no ano de 1997, e, desde então, difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. O grupo leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades tanto pela força plástica de seus protagonistas quanto pela temática de apelo mitológico.

Mais informações e contatos:

PÓLVORA E POESIA
Um confronto entre a razão, a paixão e a vida desregrada de dois poetas transformadores do século XIX – Arthur Rimbaud e Paul Verlaine –, o espetáculo encena premiado texto de Alcides Nogueira, trazendo à tona questionamentos de valores, conceitos e ideologias, num encontro entre a dramaturgia clássica e o teatro contemporâneo. Estreada em 2010, a montagem teve apoio por demanda espontânea pelo Fundo de Cultura da Bahia/SecultBA e venceu duas das cinco categorias em que disputou no Prêmio Braskem de Teatro 2010: ‘Espetáculo Adulto’ e ‘Direção’, para Fernando Guerreiro. No elenco, estão Caio Rodrigo e Talis Castro.

Mais informações e contatos:
www.polvoraepoesia.com.br | taliscastro@hiperativa.art.br | 55 71 3017-7176/ 55 71 9965-0953

SARGENTO GETÚLIO
Da obra de João Ubaldo Ribeiro, o monólogo conta a história de Getúlio, um rude sargento que tem a missão de levar um prisioneiro, inimigo político de seu chefe, da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, a Aracaju, em Sergipe. No meio do caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas Getúlio decide levar sua missão até o fim, contra tudo e todos.

Dirigida por Gil Vicente Tavares à frente do Teatro NU, a montagem estreou em 2011 com patrocínio através do Fazcultura/SecultBA e venceu as categorias ‘Espetáculo Adulto’ e ‘Ator’ (Carlos Betão) no Prêmio Braskem de Teatro 2011, em que também concorreu aos prêmios de ‘Direção’ e ‘Categoria Especial’, pela Iluminação de Eduardo Tudella.

Mais informações e contatos:

SEU BOMFIM
O espetáculo, inspirado livremente no conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, apresenta um velho e errante contador de histórias do sertão brasileiro, chamado Seu Bomfim, que narra a história do “homem do rio”, que abandonou sua família e vida cotidiana para se colocar numa canoa onde permanece durante muitas décadas. A partir dessa narrativa, Seu Bomfim fala de acontecimentos do passado, rememorando pessoas e locais e expondo pensamentos sobre várias questões mitológicas e arquetípicas. Suas histórias, humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo, colocando em evidência o drama humano pessoal que se encontra enraizado numa cultura sertaneja/nordestina/brasileira.

A montagem tem criação, atuação e produção de Fábio Vidal, que também assina a direção com Meran Vargens. Sua estreia, no ano 2000, culminou na criação de O Território Sirius Teatro, atualmente composto por Emerson Cabral, Fábio Vidal, Mariana Freire e Viviane Jacó.

Mais informações e contatos:
www.territoriosirius.com.br | fabiomsvidal@hotmail.com | 55 71 3322-9192/ 8816-4924

SIRÉ OBÁ – A FESTA DO REI
Uma celebração e uma homenagem às divindades africanas que compõem a cosmogonia yorubana, com direção de Fernanda Julia à frente da Cia. de Teatro Nata, fundada em 1998 na cidade de Alagoinhas, interior da Bahia. Seus espetáculos têm como eixo norteador a história, a cultura e a religiosidade afrobrasileiras.

Siré Obá – A Festa do Rei é inspirada pelos Orikis (poesia em exaltação aos orixás), e se compõe como um espetáculo-festa, com dramaturgia lírica. Através do teatro, da dança afro, da música e da poesia, a montagem mostra a beleza e a filosofia do culto aos Orixás, desmitificando preconceitos, combatendo a intolerância religiosa e unindo religião e arte. Segue a sequência das músicas cantadas e tocadas para os Orixás nos rituais públicos do Candomblé, celebrando junto com espectador a grandeza e os feitos dessas divindades. Estreada em 2009, a peça foi montada com apoio do Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro e concorreu a três categorias do Prêmio Braskem de Teatro daquele ano: ‘Espetáculo Adulto’, ‘Revelação’ (Fernanda Julia, pela direção) e ‘Categoria Especial’ (Jarbas Bittencourt, pela direção musical) – nesta última, sagrou-se vencedora.

Mais informações e contatos:

Espetáculos que compõem o Kit de Difusão do Teatro da Bahia
  1. A Farsa da Grande Fortuna
  2. Áfricas
  3. As Velhas
  4. Bença
  5. Cabaré da Rrrraça
  6. Cacilda
  7. De Sol, de Céu e de Lua
  8. Deus Danado
  9. História de uma Lágrima Furtiva de Cordel
  10. Luz Negra
  11. Mar me Quer
  12. MPB – Mulher Popular Brasileira
  13. Namíbia, Não!
  14. Nhô Guimarães
  15. O Dia 14
  16. O Inspetor Geral
  17. O Nariz do Poeta
  18. Ó Paí, Ó
  19. O Pássaro do Sol
  20. Os Sonhos de Segismundo
  21. Pólvora e Poesia
  22. Remendo, Remendó
  23. Sargento Getúlio
  24. Seu Bomfim
  25. Siré Obá – A Festa do Rei
  26. Sonhos de uma Noite de Verão
  27. Um Caso de Língua
  28. Vira Lona, Lona Vira 

Nenhum comentário: