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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Quem não malha DANÇA! - por SÔANNE MARRY


A dança é considerada por estudiosos uma das mais completas formas de exercício, durante uma aula de dança é possível movimentar todos os grupos musculares, tonificar a musculatura, aumentar a flexibilidade, a dança de maneira geral auxilia na aquisição e manutenção da coordenação motora e consciência corporal, auxilia no bom alinhamento postural, no controle da respiração, além de desenvolver a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir fazendo com que o indivíduo perceba o corpo e os princípios gerais do movimento.
           

O rol de benefícios que a dança oferece parece não ter fim, e é com base nesses benefícios que a mídia tem divulgado o quanto a dança é uma poderosa aliada para ter uma vida saudável, a preocupação com a saúde tem levado muita gente a arriscar os primeiros passos nas aulas de dança, independente de idade ou estilo de dança. De acordo com Bertoni a dança enquanto elemento de expressão corporal é utilizado no processo preparatório definindo pontos como: estimulação, assimilação, localização e fortalecimento dos pontos de equilíbrio; trabalho de articulações (fixas, semimóveis e móveis); pulsação, ritmo e cadência, destinação de movimentos; pontos de eixo de postura; transferência de peso; observação, correção e fortalecimento da coluna e pés e relaxamento.
           
Percebe-se que nem todas as pessoas se adaptam ou tem como preferência frequentar uma academia e participar das aulas de musculação, e na maioria das vezes acreditam serem incapazes de participar ou praticar algum tipo de aula de dança, talvez pelo mito que se criou em relação à dança técnica. As pessoas que se interessam pela dança, mas que acham que não levam o menor jeito podem estar totalmente enganadas, geralmente não se tem noção da capacidade corporal, portanto muitas vezes preferem não arriscar, com isso podem perder a oportunidade de se exercitar de maneira prazerosa e fortalecer a musculatura tanto quanto na prática da musculação.    
           
Segundo a estudiosa Dionísia Nanni, a alegria, a sensação de bem estar, a excitação, que os indivíduos experimentam a partir das atividades da dança permitirão os mesmos receberem reforço positivo, imediato e tão valioso à estruturação da personalidade, pois reforçam o autoconceito, a autoestima, autoconfiança e autoimagem.
           
Durante as aulas de dança é necessário perceber se o profissional está capacitado para tal, além de observar se o mesmo preocupa-se com as limitações e individualidades dos participantes, a dança técnica (dança que utiliza técnicas de preparação muscular, alongamento, flexibilidade e exercícios modeladores com base no ballet clássico) como todo e qualquer exercício requer cuidados e atenção do profissional, pois o treinamento é intenso e para promover resultado eficaz é preciso obedecer a uma metodologia. O corpo apresenta uma sintaxe peculiar e cada pessoa precisa conhecer a sua, para que a partir desse conhecimento possa assegurar melhorias e transformações ao próprio corpo.  
           
BERTONI, I. G. A Dança e a evolução: o ballet e seu contexto teórico; Programação Didática. São Paulo: Tanz do Brasil, 1992.
LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto alegre: Artes Médicas, 1982.
DIONÍSIA NANNI. Dança Educação – Princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.






Sôanne Marry é bailarina, coreógrafa e educadora física, ministra cursos e oficinas de dança na região. 



fonte da imagem: http://www.horizonte.ce.gov.br/noticias/texto.asp?id=366&current=prefeitura 

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