A dança é considerada por estudiosos uma das
mais completas formas de exercício, durante uma aula de dança é possível
movimentar todos os grupos musculares, tonificar a musculatura, aumentar a
flexibilidade, a dança de maneira geral auxilia na aquisição e manutenção da
coordenação motora e consciência corporal, auxilia no bom alinhamento postural,
no controle da respiração, além de desenvolver a capacidade de pensar,
refletir, analisar, sentir, agir e reagir fazendo com que o indivíduo perceba o
corpo e os princípios gerais do movimento.
O rol de benefícios que a dança oferece
parece não ter fim, e é com base nesses benefícios que a mídia tem divulgado o
quanto a dança é uma poderosa aliada para ter uma vida saudável, a preocupação
com a saúde tem levado muita gente a arriscar os primeiros passos nas aulas de
dança, independente de idade ou estilo de dança. De acordo com Bertoni a dança enquanto elemento de expressão
corporal é utilizado no processo preparatório definindo pontos como:
estimulação, assimilação, localização e fortalecimento dos pontos de
equilíbrio; trabalho de articulações (fixas, semimóveis e móveis); pulsação,
ritmo e cadência, destinação de movimentos; pontos de eixo de postura;
transferência de peso; observação, correção e fortalecimento da coluna e pés e
relaxamento.
Percebe-se que nem todas as pessoas se
adaptam ou tem como preferência frequentar uma academia e participar das aulas
de musculação, e na maioria das vezes acreditam serem incapazes de participar ou
praticar algum tipo de aula de dança, talvez pelo mito que se criou em relação
à dança técnica. As pessoas que se interessam pela dança, mas que acham que não
levam o menor jeito podem estar totalmente enganadas, geralmente não se tem
noção da capacidade corporal, portanto muitas vezes preferem não arriscar, com
isso podem perder a oportunidade de se exercitar de maneira prazerosa e fortalecer
a musculatura tanto quanto na prática da musculação.
Segundo a estudiosa Dionísia Nanni, a alegria, a
sensação de bem estar, a excitação, que os indivíduos experimentam a partir das
atividades da dança permitirão os mesmos receberem reforço positivo, imediato e
tão valioso à estruturação da personalidade, pois reforçam o autoconceito, a autoestima,
autoconfiança e autoimagem.
Durante as aulas de dança é necessário
perceber se o profissional está capacitado para tal, além de observar se o
mesmo preocupa-se com as limitações e individualidades dos participantes, a
dança técnica (dança que utiliza técnicas de preparação muscular, alongamento,
flexibilidade e exercícios modeladores com base no ballet clássico) como todo e
qualquer exercício requer cuidados e atenção do profissional, pois o
treinamento é intenso e para promover resultado eficaz é preciso obedecer a uma
metodologia. O corpo apresenta uma sintaxe peculiar e cada pessoa precisa
conhecer a sua, para que a partir desse conhecimento possa assegurar melhorias
e transformações ao próprio corpo.
BERTONI, I. G. A Dança e a evolução: o ballet e seu contexto teórico;
Programação Didática. São Paulo: Tanz do Brasil, 1992.
LE BOULCH, J. O
desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto alegre:
Artes Médicas, 1982.
DIONÍSIA NANNI. Dança Educação –
Princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
Sôanne Marry é bailarina, coreógrafa e educadora física, ministra cursos e oficinas de dança na região.
fonte da imagem: http://www.horizonte.ce.gov.br/noticias/texto.asp?id=366¤t=prefeitura
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