Início

terça-feira, 19 de março de 2013

Festival Recôncavo Rock Pop ocupa Cruz das Almas


Música, artes visuais e cultura popular compõem programação gratuita do evento

Nos dias 30 e 31 de março, a Praça Multiuso da cidade de Cruz das Almas se torna palco do Festival Recôncavo Rock Pop, levando à localidade bandas baianas que representam estes estilos musicais, numa programação totalmente gratuita. Entre os sete nomes que compõem a grade de shows, destacam-se a presença do Cascadura e de grupos da própria região. O evento ainda promove exposições e apresentações culturais de grupos tradicionais, abrindo espaço de diálogo entre linguagens e gerações. A iniciativa é apoiada através da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).  


A abertura acontece às 14 horas do dia 30 (sábado), com lançamento das exposições dos artistas plásticos Dina Garcia e Jurandir Negão, ambos de Cruz das Almas e autodidatas. Dina, há mais de 20 anos, exibe pinturas que retratam temas como cultura afrobrasileira, homem do campo e nu feminino. Já Jurandir, há quase 40 anos, esculpe metal e se atém especialmente às divindades do candomblé. Logo em seguida, o grupo Samba do Coreto de Conceição do Almeida inicia a festa, e, a partir das 18 horas, iniciam-se os shows de Blefe, Infusa, The Gins! e Os Filhos de Seu Rock.

Já no domingo, 31, os grupos culturais Samba de Enxada, Samba do Machucador e Levada da Zabumba, além de Genivan de Leda apresentando Castro Alves Romântico, começam a se apresentar desde as 9 horas da manhã. E no fim da tarde, de novo a partir das 18 horas, vêm os shows das cruz-almenses Mang Mama e Nove Meia Nove. Finalizando o Festival, a banda Cascadura, em turnê de seu quinto álbum, Aleluia, apresenta o trabalho que, em mais de duas décadas, a coloca como um dos principais nomes da história do rock da Bahia.

Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), com o objetivo de estimular o desenvolvimento das artes no estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, o edital abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural.

Feito de forma calendarizada, com a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o Calendário das Artes se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais. Neste sentido, o edital inclui premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si.

No ano de 2012, quando foi lançado, o Calendário das Artes, somando as suas duas Chamadas, disponibilizou R$ 1,092 milhão para a execução de 86 projetos, oriundos de 50 municípios. Neste ano de 2013, o edital foi ainda ampliado e está em fase de seleção dos projetos da sua 1ª Chamada. Mais informações em www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Nenhum comentário: