Início

terça-feira, 26 de março de 2013

FUNCEB recebe indicações de membros para comissões do edital Salões de Artes Visuais da Bahia


Iniciativa estimula a participação da sociedade e promove maior transparência para os processos seletivos e de premiação do certame

Com inscrições abertas, o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre canal para recebimento de indicações de membros para suas comissões. Até o dia 3 de abril, cidadãos interessados podem contribuir para a formatação destes grupos que vão avaliar, selecionar e premiar as propostas inscritas no certame. O objetivo da iniciativa é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência nos processos seletivos e de premiação dos trabalhos apresentados. As indicações podem ser feitas através do site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), com preenchimento de formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área artística e cultural na Bahia e em outros estados.


A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar as obras que irão compor cada um dos Salões, que, este ano, serão realizados nas cidades de Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Lençóis, Barreiras e Vitória da Conquista. Já as cinco Comissões de Premiação, com três membros cada, indicarão, em cada Salão, os três artistas que receberão prêmios de R$ 7 mil, além das menções especiais.

Todas as Comissões terão um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros. Desta forma, a consulta pública tem espaço também para inserção de nomes que atuam em outras regiões do país. Além disso, as Comissões de Premiação incluem pelo menos um representante do Território de Identidade ao qual pertence a cidade-sede da exposição.

É importante ressaltar que, em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da Comissão de Seleção e de Premiação e seus parentes de até 2º grau não poderão participar ou propor projetos para este edital.

Edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2013 – Visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Nesta edição, o projeto foi ampliado e vai realizar exposições e atividades de formação em cinco cidades baianas de diferentes regiões, reforçando sua relevância no incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Além disso, as obras premiadas e as menções especiais vão compor uma mostra especial em Salvador, completando a lista que faz com que os Salões passem a estar presentes em todos os seis Macroterritórios da Bahia. Neste ano, estão no roteiro dos Salões o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), o Centro de Cultura Teixeira de Freitas, a Casa Afrânio Peixoto (Lençóis), o Palácio das Artes (Barreiras) e o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista). As exposições se iniciam em julho e seguem até dezembro deste ano. A minuta do edital, bem como seus anexos, está disponível no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Indicações para Comissão de Seleção e Comissões de Premiação do edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2013
Até 3 de abril de 2013

Inscrições para os Salões de Artes Visuais da Bahia 2013
Quando: até 8 de maio de 2013
Inscrições presenciais:
Na FUNCEB (Rua Guedes de Brito, 14, Pelourinho, Salvador/BA)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Inscrições via postal:
Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para:
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA – Edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2013
CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador – Bahia.
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA


Nenhum comentário: