Início

quarta-feira, 20 de março de 2013

MinC Bahia realiza plantão de dúvidas e oficina para editais de Cultura Negra



A Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe (MinC BA/SE) promove de 19/03 a 22/03 um mutirão de tira-dúvidas na sede da regional, das 10h às 13h e das 14h às 17h, com a presença de representantes da Funarte e Fundação Cultural Palmares. O objetivo é auxiliar os produtores e criadores negros interessados em participar dos cinco editais do ministério, com inscrições abertas até 25 de março. Além disso, o MinC BA/SE realiza a 4ª Oficina de Capacitação em Salvador, no dia 19/03, voltada ao Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual.
A oficina gratuita ocorre no CPD/Ufba, de 10h30 às 13h, com a participação interativa de Heber Moura Trigueiro, da Coordenação-Geral de Incentivo e Fomento às Atividades Audiovisuais da  Secretaria do Audiovisual (SAV) em Brasília. Não é necessário pré-inscrição.

Os cinco editais estão abertos a pessoas físicas com mais de 18 anos que se autodeclaram negras e instituições envolvidas diretamente com a cultura negra. Eles englobam propostas nas áreas de pesquisa, artes visuais, audiovisual, circo, dança, música, literatura, teatro, preservação e memória.
São prêmios profissionais, no total de R$ 9 milhões, garantidos nas cinco regiões do país, através de uma parceria do MinC e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os recursos são disponibilizados por meio da SAV, Funarte e Fundação Biblioteca Nacional (FNB).
Juventude Negra – O Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual vai premiar 10 curtas-metragens com duração mínima de 10 minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros na faixa etária de 18 a 29 anos.
Os trabalhos devem ser inéditos e originais, com temática livre, podendo ser ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. Cada curta terá o investimento de R$100 mil.
Histórico – Os editais foram lançados no dia 20 de novembro de 2012, pela Ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy. Eles surgem dentro da perspectiva de uma política de reparação histórica do Governo da Presidenta Dilma e foram pensados conjuntamente com a Seppir. Um dos objetivos dos editais é estabelecer um novo paradigma em que a cultura, em todas as linguagens apoiadas pelo Ministério da Cultura, tenha de fato protagonismo dos negros.
Informações sobre os editais podem ser obtidas no site do MinC –http://www.cultura.gov.br/ – e diretamente na Representação Regional do Ministério da Cultura nos Estados da Bahia e Sergipe (Rua Ignácio Acioly, n. 06, Pelourinho), em horário comercial, ou pelos telefones (71) 3417-6918/6923.
Em Salvador, o MinC BA/SE realizou três oficinas de capacitação que envolveram mais de 400 pessoas, sendo uma delas uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que abrangeu todos os 26 territórios da Bahia. Estas oficinas são uma realização do MinC BA/SE, em parceria com a Fundação Cultural Palmares.
Serviço
Plantão de dúvidas sobre os editais
Quando: 19 a 22/03, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Local: Sede da Regional MinC BA/SE
End.: Rua Ignácio Acioly, n. 06, Pelourinho
Oficina Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual
Quando: 19/03, 10h30 às 13h
Local: Sala de Convivência do CPD/Ufba, 1º andar
End.: Avenida Ademar de Barros, s/n – Campus de Ondina, ao lado do Instituto de Matemática
As atividades não exigem inscrição e são gratuitas.
Contato Regional MinC BA/SE: (71)  3417-6918/6923



Nenhum comentário: