Início

sábado, 27 de abril de 2013

Abril para Dança encanta público na noite de estreia

foto: Alfredo Filho

Seis grupos de dança mostraram o talento e criatividade da arte ilheense na estreia do Projeto Abril para Dança, quinta-feira, 25, na Praça Pedro Mattos, em Frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. A primeira noite do evento atraiu um público expressivo, que se encantou com a diversidade de linguagens e estilos proporcionados.
O Abril para Dança é um projeto que integra grupos culturais da cidade. Na abertura, o público conferiu a arte da Academia Núcleo da Dança, sob direção de Isabella Kruschewsky, Ballet Conexão, Swingueto, Impacto Dance, Strong Grew e Belas Afros.

Apresentações de ballet clássico, dança de salão da terceira idade, forró, hip hop, pagode e axé marcaram a programação do primeiro dia do projeto cultural. A mistura de estilos foi destacada pela professora Maria Célia, 59 anos, moradora de Salvador, que considerou as atrações autênticas e atraentes. “Sai do hotel para jantar com uma amiga e acabei encantada pelos espetáculos, esquecendo até de me alimentar”, brincou.
A professora Gilda Porto, 62 anos, parabenizou os realizadores do projeto por agregar o conceito de interação. “A integração da comunidade com a cultura nos países do primeiro mundo é comum. As pessoas saem do trabalho e tem contato com óperas, por exemplo. O Abril para Dança está seguindo esse caminho”, frisou.
O integrante do grupo de hip hop, Strong Grew, Mateus de Souza, 16 anos, ressaltou a importância da arte no resgate de pessoas expostas a vulnerabilidade social.  "O grupo de dança ajuda pessoas carentes e distancia do contato com drogas. Eu me sinto motivado a participar e torço pela consolidação desse projeto e a criação de outros", ressalta.
Com a mesma perspectiva, o Secretário de Cultura do município, Paulo Atto, disse que a prefeitura realizará durante todo o ano eventos aberto ao público, objetivando a aproximação do público com a arte e cultura. “É fundamental proporcionar o acesso da população às atividades e aos artistas da cidade”, acrescentando que grupos de dança de diversas localidades aderiram ao projeto. “Academias, grupos formados em escolas, vindos de distritos contemplam as diversas linguagens de dança. Essa é a ideia, todos somos produtores de cultura”.
Convite – O secretário Paulo Atto convida toda população para participar nesta sexta-feira, 26, da segunda noite do Projeto Abril para Dança. A partir das 18 horas, o público poderá apreciar os espetáculos dos grupos Quadrilha Junina Forró dos Dinossauros, Quadrilha Junina Cia do Forró, Academia Dinâmica e Movimento, Grupo de Dança Yourt Dance, Escola de Dança Tonus, Grupo Styllo Nois e Space Dance.

Nenhum comentário: