Início

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Centro de Formação em Artes da FUNCEB abre novas turmas do Programa de Qualificação em Música

foto: Nathália Miranda

Em seu terceiro ano, ação é consolidada e oferece cursos em três níveis, orientados por Letieres Leite e Bira Marques

O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), abre matrículas para o terceiro ano do Programa de Qualificação em Música. Com a experiência do biênio anterior, a ação é consolidada com um percurso formativo que se estrutura em três níveis: básico, intermediário e avançado, atendendo jovens a partir dos 16 anos de idade até profissionais da música com experiência comprovada. Com 250 vagas disponibilizadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 8 e 12 de abril, das 10 às 16 horas, na sede do CFA (Pelourinho).


A série de cursos, que vão ter duração de 30 semanas, variando em carga horária de duas a seis horas semanais, incluem conhecimentos de Teoria Musical, Instrumentos Populares e Prática de Conjunto, trabalhados em dois enfoques orientados por maestros e educadores de relevante atuação na música baiana contemporânea. O primeiro, Universo Percussivo Baiano (UPB), fica nas mãos de Letieres Leite, músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orkestra Rumpilezz; e o segundo, Núcleo Moderno de Música, é conduzido por Bira Marques, também músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orquestra Afro Sinfônica. Eles vão atuar com um grupo de 12 professores de reconhecida competência e que marcam a presença da diversidade que o Programa se dispõe a efetivar. “A expectativa é de transformar este Centro numa grande massa criativa sonora”, comenta Eduardo Fagundes, violinista e arranjador, graduado e mestre pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que assume a consultoria artístico-pedagógica do Programa.

Na lista de opções, para iniciantes, está o curso Preparatório em Música, para jovens e adultos com conhecimento básico em música. Para o nível intermediário serão oferecidas disciplinas com base no Universo Percussivo Baiano e na Música Moderna. Já profissionais da música com experiência comprovada podem se matricular em cursos de Harmonia Avançada, Prática de Conjunto com Base no UPB, além de Arranjo e Orquestração.

Para garantir o atendimento aos pré-requisitos de conhecimento dos cursos ofertados, os candidatos inscritos passarão por um teste de habilidade específica para nivelamento e composição das turmas. A data de início das aulas será divulgada após encerramento da seleção dos alunos.

Na perspectiva de uma educação cidadã, os princípios do Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes da FUNCEB se alinham à política de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), tendo em vista a qualificação de trabalhadores das artes no que se refere a uma formação pessoal e profissional. O CFA ainda espelha a expertise construída ao longo dos quase 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, referencial importante para o encaminhamento artístico e pedagógico do Centro, que tem porte especial de unidade escolar e busca dar acesso à educação e à cultura através da ampliação e democratização de espaços formativos.

Sobre o Programa de Qualificação em Música – O Programa de Qualificação em Música responde a um diagnóstico obtido através de entrevistas e encontros, realizados pela FUNCEB entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, com instituições públicas que oferecem curso de formação em Música e profissionais de educação musical atuantes na Bahia. Entre as representações ouvidas, estiveram a Escola de Música da UFBA, o Colegiado de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Núcleo de Artes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Curso Técnico de Música do Colégio Manoel Novaes e o Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design. Esta escuta confirmou a necessidade de promover qualificação formal para que jovens músicos e profissionais da área possam enriquecer seus conhecimentos, aprimorar sua atuação profissional e obter melhores condições de inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

A iniciativa foi experimentada em um projeto piloto de formação continuada em música, executado pela FUNCEB no segundo semestre de 2011, quando o maestro Letieres Leite, à frente do trabalho de dez outros professores, atendeu a 50 alunos oriundos de projetos sociais e ONGs de Salvador, para qualificá-los no seu fazer artístico.

Em 2012, o Programa de Qualificação em Música se realizou na estruturação de dois núcleos orientados por Letieres e Bira Marques, atendendo mais de 200 alunos, entre adolescentes, jovens e adultos, em aulas de instrumentos, teoria musical, orquestração, harmonia, entre outras. A metodologia dos cursos desenvolvidos por esses maestros não só apontaram sucesso com o público, como também se enquadraram perfeitamente aos princípios do CFA, que, assim como eles, se compromete com a valorização das matrizes populares e africanas dentro de um conceito contemporâneo.

Agora em 2013, o Programa reinicia atividades com a consultoria artístico-pedagógica de Eduardo Fagundes, que traz a experiência com trabalhos desenvolvidos na sua pesquisa de mestrado com construções de itinerários formativos em música, a exemplo da implantação do currículo de música da Escola Villa Lobos. Assim, após os dois anos de experimentações, o Programa de Qualificação em Música se concretiza, apresentando referências teóricas e práticas metodológicas construídas em processo dialógico entre as partes.

Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes da FUNCEB
Inscrições: 8 a 12 de abril, das 10 às 16 horas
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB
(Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho. Salvador/BA)
Quanto: Gratuito
Telefones: 71 3117-6367/ 3117-6368
Realização: CFA/ FUNCEB/ SecultBA

Nenhum comentário: