Início

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Encontro Zona Pirata utiliza a comunicação em prol da Dança da Bahia


Projeto realiza cápsulas formativas para compartilhamento de experiências que possam impulsionar ações entre os participantes

Estão abertas até 20 de abril as inscrições para o Encontro Zona Pirata – Cápsulas Formativas em Comunicação para a Dança, que propõe estabelecer um espaço de formação colaborativo entre agentes da Dança da Bahia e que será realizado entre os dias 7 e 11 de maio no Centro Histórico de Salvador. O projeto é dividido em quatro cápsulas que se relacionam com a troca e compartilhamento de conhecimento em torno do uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), dos movimentos de cultura de rede e da democratização da comunicação. As inscrições são gratuitas e reservam uma seleção de sete participantes oriundos do interior do estado para receber auxílio para hospedagem e alimentação na capital. Interessados devem preencher formulário disponível no site www.conexaozat.org/zona-pirata.


Apoiado através do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o Encontro Zona Pirata – Cápsulas Formativas em Comunicação para a Dança é realizado pelo Conexão ZAT, ajuntamento de artistas, produtores e gestores culturais que buscam estratégias para fomentar intervenções artísticas, discussões sobre modos de criação e comunicação, assim como o compartilhamento de informação e conhecimento. Tem correalização da empresa Projecta (SP) e do Festival Escena Doméstica (Chile). A Cipó Comunicação Interativa e a Red de Danza Independiente de Chile são associadas do projeto.

Na Cápsula 1 – Plataformas digitais de comunicação para a cultura, as convidadas são Melisa Cañas (De Poéticas Corporales/Argentina), Paula Montecinos (Red Independiente de Chile) e Indira Montoya (Hipermédula.org/Argentina). A Cápsula 2 – Produção midiática independente na difusão cultural reúne Florencia Goldsman (Radio RSD/Argentina), Tomás Alonso Fernandéz (Red de Danza Independiente – Projeto Streaming/Chile), Clara Trigo (Sua Dança/BA), Ana Ribeiro (TV Câmara/BA) e Carlos Bonfim (Latitudes Latinas/BA). Já a Cápsula 3 – Redes sociais de cultura como espaços de criação e difusão traz representantes da Rede Fora do Eixo (SP), Escola de Ativismo (SP) e Cipó Comunicação Interativa (BA). Por fim, na Cápsula 4 – Gestão cultural e públicos: outros modos de pensar a difusão e visibilidade, estarão Maria José Cinfuentes (Escena Domestica/Chile), André Fonseca (Projecta/SP) e Fernanda Bevilaqua (Uberlândia/MG).

Na abertura (7 de maio, às 18h), além do convidado Bernardo Gutiérrez (Futura Média.net), haverá a mostra de videodança Gran(de) Angular – Cuerpo y Cámara, que trará a Salvador a programação do projeto MovTv, da Red Suramericana de Danza.

Sobre o Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões – O concurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lançado pela primeira vez neste ano de 2013, objetiva apoiar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora. Com um total de R$ 260 mil em recursos, foram registrados 172 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados: três de circo, três de dança e quatro de teatro, contribuindo para potencializar a organização de profissionais e o surgimento de projetos inovadores nestas áreas. 

Nenhum comentário: