Início

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Teatro e Teatralidade discute políticas públicas em Ilhéus


Seminário reúne Fernando Guerreiro, Marcio Meirelles, Romualdo Lisboa, Fernando Marinho, Romulo Avelar, membros do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, artistas e técnicos do setor

Configurado para estimular o livre pensamento teatral e as possibilidades de organização do setor através do trabalho coletivo, o seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências será aberto nesta quinta-feira, 25 de abril, às 9h30, e segue até o sábado, 27 de abril, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. O evento se volta para a discussão de proposições e ideias que possam subsidiar o Plano Setorial de Teatro da Bahia, abordando o fazer teatral, o processo de criação, a troca de experiências e as políticas públicas para a área.


Serão apresentados cinco painéis de debate, com mediação dos membros do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia e participação de nomes representativos do teatro: Teatro e Comunidade, com Fernando Guerreiro; Teatro e Pesquisa, com Marcio Meirelles; Teatro e Teatralidade, com Romualdo Lisboa; Teatro e Sobrevivência, com Fernando Marinho; e Teatro e Transformação – A Lei como Ponto de Partida, com Romulo Avelar. O evento ainda inclui dois espetáculos – Homens Ajudam Homens?, do Grupo de Teatro e Circo Maktub, e Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta –, além de três oficinas: Direção Teatral; Memórias e Saberes; e Teatro de Rua.

O seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências é destinado a artistas e técnicos de teatro, tais como atores, autores, produtores, pesquisadores, diretores e estudantes e professores de artes cênicas. Pawlo Cidade, curador do evento, declara que “esta realização resultará em informações que contribuirão para a definição de diretrizes e estratégias do Plano Setorial de Teatro da Bahia. Será um instrumento de diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais”.

Apoiado através do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o projeto conta com apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, SEBRAE, SBAT, Tia Marita, FAEGSUL e Colegiado Setorial de Teatro da Bahia. Mais informações em www.teatroeteatralidade.blogspot.com.

Sobre o Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões – O concurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lançado pela primeira vez neste ano de 2013, objetiva apoiar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora. Com um total de R$ 260 mil em recursos, foram registrados 172 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados: três de circo, três de dança e quatro de teatro, contribuindo para potencializar a organização de profissionais e o surgimento de projetos inovadores nestas áreas.

Nenhum comentário: