Início

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tenda do TPI foi sucesso no Aleluia Ilhéus Festival

foto: Felipe de Paula

Mais de 2 mil pessoas passaram pela Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), durante o Aleluia Ilhéus. Entre os últimos dias 28 e 31, o grupo ilheense foi responsável pela organização técnica e artística do espaço A Tenda é Nossa, com 12 atrações de teatro, música, dança e circo. Em todas as sessões, pelo menos 100 pessoas ocupavam a plateia. Alguns espetáculos lotaram os 250 lugares disponíveis e dezenas de pessoas assistiram de pé. “O evento foi um sucesso. Provou que cultura atrai público e, com isso, justifica cada vez mais investimento no setor”, disse o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.


Ao longo do evento, foram encenadas as peças teatrais Auto do Boi da Cara Preta e Lendas da Lagoa Encantada, da Cia. Boi da Cara Preta, Via Sacra em Versos, do Grupo Arte no Atto Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, do Teatro Popular de Ilhéus, A filha do Coronel, da Cia. Casa Aberta de Teatro e Homens ajudam homens e Hoje é dia de Circo, do Grupo Teatro/ Circo Maktub. Houve ainda shows musicais das bandas Jah Bless, Improviso Nordestino, Dr. Imbira e Enttropia. E a A-RRISCA Cia. de Dança faz a intervenção urbana Outros Olhares.

Para marcar o último dia do espaço A Tenda é Nossa, às 19 horas, o palco foi aberto para improvisações livres de artistas profissionais e amadores, com direito a literatura de cordel, esquetes, declamações de poesias e música. Quem puxou a fila foi o ator Guilherme Bruno, cantando um rap acompanhado pela atriz Márcia Mascarenhas. Entre as revelações, MC William, cantando um funk melody sobre sua experiência como morador de rua. O ponto alto foi a apresentação do palhaço Shampoo, interpretado por Nelian Reis, proprietário do Circo Show Brasil, transformado em Tenda do Teatro Popular de Ilhéus pelos próximos meses.

A participação do TPI no Aleluia Ilhéus foi um convite do Sebrae, um dos patrocinadores do evento, junto com a Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa e demais instituições. O grupo ficou responsável pela organização técnica e artística do espaço A Tenda é Nossa. O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil).

A partir desta semana, o Teatro Popular de Ilhéus e grupos agregados deixam a Casa dos Artistas, mantendo sua programação, cursos e oficinas em novo local na Avenida Soares Lopes. O grupo ilheense leva a tenda a alguns metros adiante, montando-a ao lado do campo da ADEB. O espetáculo de estreia será o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta, Lendas da Lagoa Encantada, às 20 horas deste sábado (06). 

Nenhum comentário: