Início

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curso sobre Jorge Amado também será voltado para educadores da rede particular


foto: Mary Melgaço
Cerca de 120 profissionais da rede municipal de ensino finalizam nesta sexta-feira (23) o workshop “Jorge Amado na Companhia das Letras”. O curso é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a editora Companhia das Letras e visa disponibilizar informações a respeito da vida e das principais obras do escritor grapiúna. No sábado (24), das 10 às 12 horas, é a vez de 60 educadores da rede particular de ensino participar da capacitação, que vem sendo realizada no auditório da Fundação Cultural.

A ideia, segundo explicou o diretor comercial da editora Cia. das Letras, Jefferson Zanqui, é que esses professores passem a atuar como multiplicadores, ressaltando a contribuição das obras de Jorge Amado para a literatura brasileira e mundial. “A qualidade e a força de sua obra tornaram seus romances extremamente populares entre público e crítica; reconhecimento que ultrapassou as fronteiras do Brasil e da literatura: seus livros foram traduzidos e publicados em mais de cinqüenta países e adaptados com sucesso para cinema, rádio, teatro e televisão”.
Nesta sexta-feira (23), as duas turmas, formadas por 60 professores cada, participam do segundo momento da capacitação, intitulada a “Utilização da literatura de ficção na sala de aula, oficina de projetos educacionais”, uma palestra expositiva, leituras de trechos da obra de Jorge Amado, apresentação e realização atividades de linguagem adequadas ao contexto escolar. A primeira turma recebe capacitação no período das 9 às 11 horas e a segunda, das 14 às 16 horas.
No sábado, a terceira turma participa do workshop das 10 às 12 horas, período em que trabalhará os temas: Introdução ao universo de Jorge Amado, utilização da literatura de ficção na sala de aula e oficina de projetos educacionais. O curso será ministrado por técnicos da Cia. das Letras, que disponibilizará ainda material de apoio composto por Sacola, cadernos de leitura, DVD Jorge Amado de João Moreira Salles, livro Capitães de Areia de Jorge Amado, pasta e lápis.