Início

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ACATI reativa grupo de teatro em Uruçuca

No dia 27 de março de 2012, reativamos as atividades de teatro no município de Uruçuca - Bahia. Por alguns anos o processo principal de formação e construções teatrais foi desenvolvido pelo Grupo Cia Passos Teatral. Formado por jovens cheios de sonhos, ideais e energia. Contudo, eles cresceram e as contas exigiram dessa turma que se integrassem no mercado formal de trabalho. Mas, além disso, muitos passaram em Universidades e, como afirmam muitos deles, parte disso eles devem isso as reflexões, leituras e construções coletivas dentro do grupo de teatro. Entretanto, acrescentamos que a outra parte é mérito da determinação e força de vontade desses jovens-adultos.
 

Em 2006 esse grupo conheceu o diretor de teatro Raimundo Melo que junto com o grupo construiu alguns trabalhos embasados em reflexões sobre educação, política pública, juventude, cidadania, empoderamento, combate a exclusão, cultura e arte como elemento mobilizador e educador entre outros. No entanto, em 2008 esse grupo realizou a última peça que foi o “Tenho sede” (foto da matéria referente à inscrição), essa peça tratava a partir de uma analogia com as dificuldades dos trabalhadores que vivem no sertão e chegavam aos jovens com suas sedes de justiça, amor, oportunidade, união etc. dos anseios e dificuldades dos jovens em relação à vida.
 
O grupo se desarticulou com a partida de muitos dos integrantes para outros estados, mas o desejo de reativar as atividades teatrais no município nunca morreu. Assim, a partir do diretor e de uma integrante do grupo mobilizamos e divulgamos as atividades que ocorreriam do dia 27 a 29 de março do corrente ano. Os dias de atividade superaram as expectativas dos organizadores e agora estamos com a participação efetiva de 22 novos integrantes.
 
Dia 10 de abril, às 19h, no espaço ACATI (ladeira do lado do CAPES, Travessa Pedro Calmon) teremos atividade formativa com jogos e rodas de diálogo. Contudo, avisamos aos demais interessados só aceitaremos novos integrantes até mais este dia, pois a partir de agora estaremos trabalhando na criação de esquetes e peça com base nas reflexões sobre educação, empoderamento juvenil, cidadania, participação social, políticas públicas etc.
 
No mais, parabenizamos aos participantes das atividades e desejamos que vocês tenham determinação e força para a construção desse lindo trabalho. Pois, como explicado para eles, a associação está retomando o grupo de teatro, mas todo nós seremos e somos responsáveis pela ativação dessa arte e fortlecimento da cultura nas nossas comunidades.
 
"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma." Augusto Boal
 
Segue fotos: Jogos e diálogo como base para a formação do grupo (prometemos fotos melhores em breve)