O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, se reuniu com o gerente de vendas institucionais da Companhia de Letras, Jefferson Zanqui. O representante de uma das maiores editoras do Brasil esteve na cidade para discutir detalhes do workshop destinado a professores da rede de ensino. A capacitação integra o projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras” que visa trabalhar o universo dos personagens das obras de Jorge Amado nas salas de aula.
A previsão, de acordo com Maurício Corso, é que o curso seja realizado na segunda quinzena do próximo mês e contemple cerca de 180 profissionais da educação, entre professores da rede municipal e da rede particular.
O curso será composto por parte teórica e prática, e todos participantes serão contemplados com kits compostos por apostilas, livro e filme “Capitães de Areia”, entre outros materiais informativos. Uma parceria viabilizada pelo governo municipal, por meio da Secretaria da Educação, vai permitir que diversas unidades escolares recebam parte do acervo das obras do escritor em suas bibliotecas.
Na opinião do representante da Cia. das Letras, Jefferson Zanqui, o workshop oportunizará suporte técnico para que os profissionais estejam devidamente capacitados a estimular a leitura entre seus alunos, conquistando novos leitores. Criado pela editora Companhia das Letras, o curso será ministrado por técnicos da editora, que escolheu Ilhéus para dar o pontapé inicial no projeto, que vai contemplar, ainda, cidades como Salvador, São Paulo, a exemplo de diversos outros municípios do Brasil.
Como parte da avaliação estratégica do projeto junto aos alunos, a Fundação Cultural, a Secretaria da Educação e a Cia das Letras estudam a possibilidade de realizar um concurso cultural no fim do ano. “Além de avaliar o comprometimento de alunos e professores com o projeto, o concurso vai estimular a criatividade, permitindo que o legado deixado por Jorge Amado se fortaleça ainda mais”, ressaltou a responsável pela pasta da Educação, Lidiney Campos.