Início

domingo, 10 de junho de 2012

Ilhéus já teve seu Rei! - por LUCIANO CERQUEIRA


Já se passaram duas semanas desde a última matéria postada. Durante este tempo me debrucei sobre meus pensamentos e reflexões e experimentei momentos de saudosismo. Vieram-me à mente imagens de outrora que construíram minha história, fragmentos dos meus quase meio século de existência vivida intensamente e feliz.
E , quando a “fita”  passou pela minha adolescência, pirei. De volta ao túnel do tempo me vi nos ensaios da banda Realce, no quartinho dos fundos da casa de Seu Miguel, fiel “cuidador”  da igreja de São Jorge, pai de Luiz “Caveirinha”, tio do nosso brother Makell “ da Ruanda”; ali, ao lado de onde hoje ergue-se majestoso o Edf. São Jorge dos ilhéus. Lá eu ficava horas, ouvindo aquela que sem dúvidas, foi a maior banda de Ilhéus de todos os tempos, sem exagero.

Foi curtindo o Realce que tomei a feliz  decisão de aprender violão, comprar uma guitarra, montar uma banda e deixar a música rolar. Realce... Ninguém entende como uma banda que tinha João Carlos, tio de “Marquito”, no baixo; Quinho na guitarra, Marcelo “Cabelo” no sax, Paulinho, pai de “Canibal” - taí a quem puxou “o fera”; na batera; Luiz “Caveirinha” nos teclados e Reizinho no vocal; não  chegou ao merecido lugar de destaque no cenário musical nacional.
Se bem que naquela época gravar não era algo tão acessível como hoje. Ninguém tinha um “Home Studio”; estamos falando da época das fitas k7 (cassete) e dos “bolachões” – os saudosos discos de vinil. Pois bem, foi nesta época que Ilhéus conheceu sua majestade. A Princesinha do Sul – quando ainda podia assim ser chamada, antes dos reiterados desmandos que a reduziram a uma senhora pobre , esfarrapada e espoliada; tinha seu arauto, propagador de suas belezas, com uma voz inconfundivelmente forte, bonita e  personalíssima. Ilhéus, tinha seu Rei, ou melhor, como carinhosamente era conhecido: REIZINHO.
Infelizmente não se tem muita informação sobre Reizinho, pouco se sabe sobre este personagem marcante da cultura local, desse grande cantor e intérprete. Reizinho cantava bem qualquer estilo, fosse rock, MPB, pop ou reggae. Nacional ou internacional. Seu repertório era vasto e agradava “gregos e troianos”.
Reizinho foi também um marco com seu LP, recheado de belas canções de compositores ilheenses, músicas românticas, verdadeiras declarações de amor por Ilhéus e seu povo;  não faltou, obviamente, o reggae – a sua imagem já fazia natural referência ao estilo do alto dos seus “dois metros e uns tantinhos” e sua cabeleira rasta, um tanto comportada, mas rasta!

Reizinho já não está mais entre nós fisicamente mas sua presença continua sendo sentida através de sua música e sua voz que insiste em evocar o “Infinito”; para onde fora, após ter sua vida brutalmente ceifada.
É... ao longo dessas duas semanas, revirando minhas memórias, me deparei com a feliz lembrança desse “cara” e me perguntei, porque ao invés de falar de um artista distante não escrevo sobre aquele que foi um dos nossos maiores cantores, que encheu de orgulho Ilhéus e que, infelizmente, tal como tantos outros ilustres personagens, com o passar inexorável do tempo e o implacável descaso dos nossos governantes, teve seu nome e sua memória jogada na vala comum do esquecimento?
Me senti assim responsável por fazer a minha parte, reavivando a memória respeitosa daqueles que como eu, tiveram a chance de conhecer “Reizinho” e sua majestosa voz, para que não deixemos seu nome ser esquecido e, por outro lado, também fazer conhecer àqueles que não puderam viver esse pedaço da história; para que tenham do que se orgulhar e saberem que, um dia existiu um “figuraça” que cantava “Interior Ilhéus” como se fosse o hino da cidade  e nos enchia de orgulho; uma época em que nossa cidade era, verdadeiramente, “A Linda Princesa do Sul”; um tempo em que Ilhéus teve um rei, grandioso em sua humildade e no amor pela sua terra, seu povo e sua música. Vivas sejam dadas a Sua Majestade, Reizinho.
Tenham uma excelente semana. Saúde e Paz. JAH bless. 


_______________________________________________


 
 
 
 
 
 
 
 
Luciano “Pipo” Cerqueira é advogado, músico, compositor, guitarrista e vocalista da Banda Jah Bless.
Toda semana escreve sobre Reggae no EuVejoArte.blogspot.com
 
O Blog da banda é http://jahblessreggaeband.blogspot.com.br/ e o email jahbless@yahoo.com.br

Um comentário:

Antônio Melo disse...

Luciano, realmente vc me fez voltar num tempo fantástico. Boas lembranças eu tenho de Reizinho, Lula Amstrong, Banda Realce, ... Parabéns!!