No ano do centenário de Jorge Amado, a
Escola Curumim elegeu o tema Leitur@mada, que objetiva discutir a obra do
escritor itabunense e ampliar os horizontes de leitura, por meio de ações que
promovam o amor pelo ato de ler. Sabe-se que, muitas vezes, a escola acaba por
impor um modelo de ensino que torna os paradidáticos uma obrigação a mais na
rotina estudantil. Quando associados, no entanto, a uma proposta metodológica
que relaciona leitura, produção textual e análise linguística, o estudante
passa a visualizar um objetivo definido, o que lhe permite construir relações
mais produtivas e desenvolver estratégias para ler o mundo nas mais distintas
formas.
No Fórum, leitura e escrita tornam-se grandes irmãs, que potencializam
a profícua relação entre alunos, escritores e professores, o que impulsiona o
diálogo sobre a arte literária e a chance de alargar os conhecimentos acerca
dessa prática tão prazerosa. Além disso, o projeto oferece ao estudante a
oportunidade de vivenciar práticas de caráter acadêmico, que muito vão
contribuir para sua formação enquanto verdadeiro agente de seu próprio
conhecimento. Nesse caso, o Fórum reforça a missão social da leitura, que é
promover a autonomia intelectual e humana, a partir da ampliação do
conhecimento de mundo e da capacidade de construção de argumentos
verdadeiramente sólidos e de valor tanto científico, quanto estético. Ler,
nesse caso, é mais uma etapa do processo emancipatório da educação.
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