Início

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Penúltima semana do projeto “Mãe Ilza Mukalê”

foto: Tacila Mendes

Professores, estudantes, historiadores, agentes e gestores culturais e todos os que se interessam por conhecer mais sobre a nossa cultura ainda podem participar das rodas de conversa com Mãe Ilza Mukalê. O projeto visa o compartilhamento de saberes da líder religiosa para pessoas que possam multiplicar esses conhecimentos em suas áreas de atuação ou, simplesmente, que desejam saber mais sobre a cultura negra. Também será produzida uma cartilha sobre as temáticas abordadas por Mãe Ilza ao longo dos encontros, a fim de oferecer conteúdo didático e contribuir para a aplicação da Lei 11.645, que visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Será, ainda, realizado um registro audiovisual dos encontros, em formato de DVD, que acompanhará a cartilha impressa.


O "Mãe Ilza Mukalê" visa realizar uma série de oito encontros ao longo de quatro finais de semana, sempre às sextas à noite e aos sábados à tarde, no Terreiro de Matamba Tombeci Neto, no Alto da Conquista, em Ilhéus. Esta é a terceira semana do projeto e os temas abordados serão: “As quizilas dos Nkissis e o poder das ervas na religião Candomblé” e “A dança dos Nkissis na nação Angola”, sexta às 19h00 e sábado às 14h00, respectivamente. A entrada é franca.

A realização é do Terreiro de Matamba Tombenci Neto e da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 07 / 2012 - Culturas Identitárias - da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para mais informações, acesse: www.maeilzamukale.blogspot.com

Ascom: Tacila Mendes

Nenhum comentário: