Início

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

TPI traz atrações de sucesso em dezembro e prepara novo triênio


         
Para o último mês de 2012, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) traz atrações que foram sucesso ao longo do ano na Casa dos Artistas. Com espetáculos teatrais todas as quintas e sextas-feiras, música e cinema, o público pode experimentar novamente o que gostou e conquistar novos apreciadores. O grupo também prepara novo projeto de convênio com a Secretaria de Cultura do Estado para os próximos três anos, já que foi uma das 16 instituições habilitadas para o Programa de Apoio a Ações Continuadas.


Os espetáculos teatrais que estarão em cartaz ao longo do mês de dezembro são os musicais da Cia. Boi da Cara Preta, Lendas da Lagoa Encantada e Auto do Boi da Cara Preta, e a comédia do TPI, Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. O projeto Sábado Sim continua com shows de bandas alternativas em sábados alternados, sempre às 20 horas. E o Cinema Incidental terá duas sessões com a execução de trilhas sonoras ao vivo para filmes mudos de Chaplin.

O Cineclube Équio Reis dá continuidade à parceria com o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz, exibindo vídeos dos acadêmicos. Todas as terças-feiras às 19 horas, acontecem sessões gratuitas, sempre acompanhadas de debates com convidados.

O Grupo Teatral Maktub realiza sua Segunda Palhasseata, em comemoração ao dia do palhaço. A programação começa na noite do dia 07, mas o evento terá como ponto alto a marcha pelo centro da cidade na manhã do dia 08. Além do cortejo irreverente, haverá ainda números circenses, exposição de fotos e figurinos e música.

A novidade do mês é a oficina para estudantes e profissionais da área de comunicação sobre jornalismo na cobertura de artes cênicas. A capacitação será ministrada por Valmir Santos, jornalista cultural há 20 anos e colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico. Intitulada A oficina acontecerá no dia 18 das 14 às 18 horas e será gratuita.

O Teatro Popular de Ilhéus também finaliza os ajustes do projeto para renovação do convênio junto à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para o triênio 2013-2015. Nos últimos três anos, o grupo ultrapassou todas as metas de atividades estabelecidas, atingindo um público direto de mais de 50 mil pessoas e, em 2011, foi responsável por 48% dos eventos culturais de Ilhéus na Casa dos Artistas. Diante do reconhecimento do engajamento do TPI, o Fundo Estadual de Cultura aprovou aumento dos recursos de 56%
.
Além do convênio com a Secult, o TPI também tem captado recursos junto a outras instituições. Em 2011, ficou quatro meses em cartaz na capital paulista, a partir de recursos do SESI-SP, que patrocinou a montagem O Inspetor Geral, indicada ao prêmio Shell. A trupe fez apresentações ainda em Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador com recursos do Ministério da Cultura. “Mas, além da competência de captar recursos, é preciso competência para utilizá-los de forma correta e prestar contas com qualidade”, declarou o diretor Romualdo Lisboa.

Nenhum comentário: