Início

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para curso de educação profissional

foto: Dayse Cardoso

Unidade do Centro de Formação em Artes seleciona 60 novos alunos para o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança

Estarão abertas entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2013 as inscrições para novos alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas de duas formas: presencial, para os residentes em Salvador, e pela internet, através de e-mail, para moradores de outras cidades.


Para os residentes em Salvador, é preciso comparecer à sede da Escola de Dança da FUNCEB, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, munidos de foto 3×4 e cópia da carteira de identidade. No local, os candidatos vão preencher uma ficha, que será entregue no ato. Já os que residem fora de Salvador devem enviar e-mail para o endereço eletrônico inscricaocursotecnico@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição e enviando a foto 3x4 e o RG escaneados, em documentos anexados. Os que se inscreverem nessa modalidade precisam aguardar a confirmação de inscrição, a ser encaminhada também por e-mail; caso isso não ocorra, devem entrar em contato com a unidade para esclarecimentos.

São oferecidas 60 vagas para pessoas que tenham concluído o ensino médio, ou que vão cursar o 2º ou 3º anos em 2013. Estes candidatos deverão apresentar potencial para dançar, razão pela qual passarão por uma seleção específica, constando de atividades técnico-criativas e de apreciação artística, que serão realizadas entre os dias 4 e 6 de fevereiro, das 8 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30. A matrícula dos selecionados será realizada em 18 e 19 de fevereiro, a partir das 9 horas. As aulas serão iniciadas em 18 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta, no turno matutino, das 7h30 às 12h20. O único custo para os alunos é a taxa de matrícula de R$ 20 por semestre.

Com duração de dois anos e meio e carga horária total de 1.932 horas, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 22 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia. Para este novo início de aulas, a coordenadora do curso Janahina Cavalcante afirma que sua expectativa é de ampliar o alcance da Escola de Dança nas comunidades. “Pretendemos contribuir para a formação dos jovens que já participam de grupos independentes e/ou aqueles que atuam em ações socioculturais a partir da dança e também todos aqueles que têm interesse em se profissionalizar na área, tanto os que residem em Salvador como em outros municípios”, diz ela.

O Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança foi criado em 1988 com o objetivo de capacitar jovens com conhecimentos e habilidades gerais e específicos na área da dança, visando à formação de profissionais aptos a uma ampla atuação, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança. No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro e populares, além de diferentes proposições em técnicas contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação. A metodologia também estimula o trânsito e a complementaridade entre linguagens artísticas (teatro, música, artes visuais etc.) e outras áreas de conhecimento, reafirmando a flexibilidade e a abertura das abordagens corporais para diálogos entre os diferentes saberes. Todo este trajeto é subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências diversas, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

SELEÇÃO – Os candidatos inscritos passarão por um teste de seleção que é composto de três partes: Técnica, onde os candidatos são observados quanto ao seu desempenho em relação às técnicas de movimento em geral; Reflexiva, com avaliação da articulação de ideias em forma de texto dissertativo, a partir de apreciação estética em dança; e Criativa, através de estudos de improvisações e pesquisa de movimento. As atividades avaliativas são conduzidas por profissionais convidados e professores da Escola de Dança, que, juntos, também compõem a equipe julgadora. A seleção se baseia no potencial técnico-criativo e reflexivo do candidato, em busca de confirmar seu interesse em atuar profissionalmente em grupos de dança. São ainda notadas a motivação e a iniciativa, bem como a postura investigativa diante das ações propostas.

Nenhum comentário: