Início

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cineclube Équio Reis traz clássicos de Georges Méliès


Magia, mundos fantásticos, seres encantados, ficção científica. Atualmente, são elementos comuns em filmes que usam a computação gráfica para deixar tudo bem realista. Mas, os efeitos especiais no cinema não são novidade e vêm sendo utilizados desde o final do século XIX. O Cineclube Équio Reis mostra como, através de clássicos de Georges Méliès. A exibição gratuita acontece nesta terça-feira (26) a partir das 19 horas, em frente à Casa dos Artistas. Em caso de mau tempo, a projeção será no interior do espaço cultural.


A primeira exibição dos filmes, produzidos entre 1898 e 1909, aconteceu no último dia 19, despertando a atenção de dezenas de pessoas que passavam pela porta da Casa dos Artistas. “Fiquei surpresa, pois nunca imaginei que há mais de 100 anos faziam filmes deste tipo”, declarou a estudante Ana Maria Coelho. Nesta terça-feira, serão projetados novos curtas-metragens de diferentes temáticas com até 10 minutos de duração.

Méliès foi um ilusionista francês que, encantado com a recém-invenção do cinema, inovou nas produções, incluindo números de mágica e truques fotográficos. Considerado o pai dos efeitos especiais, fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio de cinema na Europa. Sua obra mais famosa é “Viagem à Lua”, de 1902. Apesar de todo sucesso, acabou falindo e em 1912 deixou a indústria cinematográfica. O filme “A invenção de Hugo Cabret”, lançado no ano passado, conta parte da história do cineasta.

O Cineclube Équio Reis é um projeto do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e existe desde 2009. Nos últimos três meses, exibiu vídeos produzidos pelos alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  E em março, voltará a projetar os trabalhos dos acadêmicos, sempre a partir das 19 horas das terças-feiras. A entrada é gratuita.

Programação da semana

Além do Cineclube Équio Reis, o Teatro Popular de Ilhéus traz outras atrações para esta semana. Na quarta-feira (27), a partir das 17 horas, o DJ Jef Rodriguez, da banda OQuadro, apresenta repertório musical com suas pesquisas mais recentes, no projeto Transeunte. E na quinta-feira (28), às 18 horas, o músico e cantor francês Jean-Marie Olive, apresenta o show Realejo de Paris. Os dois eventos são gratuitos e acontecerão em frente à Casa dos Artistas de Ilhéus.
           


foto: Karoline Vital

Nenhum comentário: