Início

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dança Espanhola associa beleza e qualidade de vida – SÔANNE MARRY


Caros amigos leitores, neste artigo devido ao grande numero de acesso volto a falar sobre a dança espanhola, o qual parece ser um dos assuntos que mais interessam. A cultura espanhola é de grande riqueza e a dança em especial além de bela e sensual, proporciona uma gama de benefícios físicos e mentais ao indivíduo que pratica.

Entre alguns benefícios estão à reeducação postural, o desenvolvimento da consciência corporal, amplia a capacidade de expressão, e por se tratar de um exercício aeróbico esse estilo de dança auxilia na eliminação de gordura, além de tonificar a musculatura. O alongamento é imprescindível, o qual tem o objetivo de conservar ou recuperar a capacidade da amplitude do movimento, o estudioso Estélio Dantas afirma que com a prática do alongamento que proporciona o aumento da flexibilidade e de resistência muscular, os riscos de lesões diminuem imensamente. 

Dentre as qualidades físicas intervenientes na dança conforme estudos de Márcia Leal em relação a forma física a dança proporciona flexibilidade, resistência: aeróbica, anaeróbica e muscular localizada (R.L.M.); Força: dinâmica, estática e explosiva e em relação a habilidade motora proporciona agilidade, velocidade de membros, equilíbrio: dinâmico e recuperado; coordenação, descontração total e ritmo.  

Luis Elmerich relata em seu livro Historia da Dança alguns dados técnicos da dança espanhola, como por exemplo, os três aspetos da dança espanhola: o regional, o flamenco e o clássico.

O primeiro estilo popular regional tem características mais leves, pois nasceu e se desenvolve nas festas populares de rua, para ser mais clara, todas as pessoas sabem dançar desde muito cedo, crianças, adultos e idosos dançam nas manifestações populares, assim como no Brasil no carnaval, todos dançam ao som das músicas populares, as danças populares regionais na Espanha são conhecidas como jota, sevillana, zorizico entre outras.

A dança Flamenca, composta de muita sensualidade, força e atitude é criação dos Gitanos (ciganos), embora sendo própria da Andaluzia. Não tem caráter regional, é geralmente executada nos tablados das tavernas assim como nos pátios andaluzes.

Dentro do Flamenco existem algumas variações de estilos como: o fandango, farruca, zambra e etc. outro dado importante sobre o Flamenco é que até o final do século XIX não se usava as castanholas; além do acompanhamento da guitarra (violão), há palmas, o sapateado e também o estalar de dedos. A castanhola é um instrumento percussivo de som indefinido, é originado da fenícia, é composto de duas peças de formato côncavo feito de madeira, ligadas por um barbante colocado no polegar, toca-se as castanholas batendo uma contra a outra, esse tipo de instrumento é usado em diversas danças populares espanholas, existem dois tipos as de som agudo que são chamadas de bembra (do espanhol: fêmea), e a de som grave o macho.

O terceiro tipo de dança espanhola supracitado denominado de dança clássica é composta basicamente por quatro estilos o bolero, o jaleo, olé e seguidilla, em tempos primórdios eram acompanhadas apenas por violões. Dentre alguns violinistas famosos é possível citar Pablo Sarasate, Isaac Albeniz considerado o criador da moderna música espanhola e também Joaquin Turina representante do nacionalismo musical espanhol, famoso pelas composições Sevillana, Danzas gitanos e Fandanguillo.    

Qualquer pessoa pode praticar a dança espanhola, o Flamenco tem características fortes, não tem influência coreográfica é a representação do puro prazer dos seus praticantes, tem influência Árabe, egípcia e turca, no Flamenco a concentração de movimentos está nos quadris, costas e os braços produzem um clima de mistério e sensualidade originalmente oriental, enquanto as palmas e o sapateado ágil e forte são características da dança ocidental.

Referências
DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, Alongamento e Flexionamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
LEAL, Márcia Regina M. Preparação Física na Dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. P.49.
ELMERICH, Luis. História da Dança. São Paulo: Editora Nacional, 1987. P.33, 35, 153. 






Sôanne Marry é bailarina, coreógrafa e educadora física, ministra cursos e oficinas de dança na região. 










Nenhum comentário: