Início

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fé e devoção se destacam em festa à Iemanjá em Ilhéus

foto: Alfredo Filho 


Fiéis e admiradores da Rainha do Mar se reuniram no último sábado, 02 de fevereiro, em três pontos da cidade Ilhéus - na prainha da Maramata, na Praça Dom Eduardo e na praia do Cristo - para saudar Iemanjá, a senhora das águas salgadas e protetora dos pescadores.  Uma multidão acompanhou o festejo, que contou com a presença de terreiros de candomblé, levando suas oferendas e presentes para ofertar a orixá, como ato de agradecimento e proteção recebida. O cortejo marítimo com as oferendas saiu por volta das 17 horas.


Desde a manhã, os devotos celebraram com músicas de raiz africanas, danças, rodas de capoeira, atraindo turistas e também pessoas de outras religiões. É o caso de Lafaiete Firme, que não se declara candomblecista, mas afirma ser devoto da rainha do mar. Há mais de 18 anos, o funcionário público enfeita sua lancha e entrega presentes para a orixá que te ofertou muitas bênçãos. “Eu venho mais agradecer do que pedir. Pela saúde dos meus filhos, e a tudo que eu tenho, porque foi ela quem me deu”.

Já o francês Gerard Gilbert reside em Ilhéus há 10 anos, e afirma ser encantado pela cultura baiana. “Em todos esses anos eu participei da festa, e vai ser sempre assim. O que mais me encanta é a alegria do povo”. Atraídos também por esse sentimento, o casal de turista do Rio de Janeiro, acompanhou pela primeira vez o cortejo marítimo. “A crença, o vestuário, a dança chamam muito minha atenção. A gente consegue sentir a devoção dos baianos nessa festa tão bonita”, declara o aposentado Airton Motta.

Há 18 anos à frente da celebração, Mãe Laura, do terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá explica que em todos os terreiros de Ilhéus se cultua Iemanjá, pela sua importância no sincretismo religioso, e que para os fiéis o dia destinado à rainha do mar é um momento de devoção, festa e alegria.

Com a realização da Festa de Iemanjá, o município de Ilhéus encerra o ciclo de celebrações religiosas que integram o calendário de verão e reafirma a força da cultura popular ilheense e sua importância para o desenvolvimento turístico. Neste período se celebram também as festividades: Puxada do Mastro de São Sebastião, Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, Festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, padroeiro do distrito Banco do Pedro.

Nenhum comentário: