Início

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Teatro e Sobrevivência - por PAWLO CIDADE


“Um grupo ou entidade cultural deve estruturar-se para atender aos anseios de seus diversos públicos. Mais que isso, precisa se superar para, na medida do possível, exceder suas expectativas.”
Romulo Avelar.


 Na opinião de Romulo Avelar - foto, (autor do livro: “O Avesso da Cena: Notas Sobre Produção e Gestão Cultural”, Duo Editorial, 2008) “no Brasil, a utilização de ferramentas da administração no cotidiano dos grupos artísticos e entidades culturais ainda encontra algumas resistências. Por estranho que pareça, temas como planejamento, planejamento estratégico, organização e métodos, logística e qualidade são alheios à realidade de boa parte dos profissionais encarregados da gestão de instituições da área.”


Em “Teatro e Sobrevivência: Soluções Criativas para a Viabilização do Trabalho Teatral”, quarto painel do Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas e Convergências” que ocorrerá em breve, abordaremos determinados processos de gestão na área teatral. O palestrante irá apresentar casos de grupos e instituições que encontraram soluções criativas para a estruturação de seu trabalho, para a gestão de seus processos internos e para a manutenção de suas atividades. A exemplo do Grupo Galpão, em Minas Gerais e tantos outros.

Vale salientar que o Teatro faz parte de um dos núcleos da chamada Economia Criativa.  Economia Criativa é formada por quatro núcleos de atividades e seus setores, que vão do mais tradicional à tecnologia de ponta, “num desenvolvimento e ampliação que acompanham nossa própria história”, afirma Lala Deheinzelin, especialista no assunto. Embora ainda nos pareça um conceito ainda em formação “para designar um setor que inclui, porém extrapola, a Cultura e as Indústrias Criativas. De forma muito simplificada, podemos dizer que se trata de um setor que reúne as atividades que têm, na cultura e criatividade, a sua matéria-prima.”

No painel, estão previstos assuntos como “Plano de Negócios”, “Estrutura Organizacional”, “Planejamento Estratégico” e “Qualidade no setor Teatral” que permearão todo o debate. “Um grupo ou entidade cultural deve estruturar-se para atender aos anseios de seus diversos públicos. Mais que isso, precisa se superar para, na medida do possível, exceder suas expectativas.”, lembra Romulo Avelar.

“Teatro e Sobrevivência: Soluções Criativas para a Viabilização do Trabalho Teatral” está previsto para o segundo dia do Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas e Convergências, de 03 a 05 de abril de 2013, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia.







Pawlo Cidade - Diretor Artístico / Presidente do FAEGSUL

Nenhum comentário: