Início

domingo, 17 de março de 2013

O que se sente e o mar (Parte IV) – por PEDRO PAULO

foto: Nuno Alves

Entrar no mar é se expor. É ter coragem de sair da segurança da areia pra incerteza das águas. La mar. Forte e irresistivelmente misteriosa. Esse respeito é a chave para que se aprenda como lidar com o mar. Não nos resta outra.

No mar vemos muito pouco além do próprio corpo, mesmo que esteja claro, mesmo que esteja limpo, depois de um determinado ponto não se possa ver mais nada... Seguimos. Depois de um certo tempo se torna necessário entrar no mar, aceitar as suas forças e seguir com ela. Não adianta tentar remar contra, voltar pra terra firme.


Nem sempre nosso destino está aí. Por vezes, creio eu, estamos destinados a cruzar de ilha em ilha, aproveitando esses pequenos momentos para recarregar as energias e voltar novamente a esse eterno aventurar-se. É importante não se conformar e seguir navegando. A todo momento vamos encontrar uma nova ilha, enriqueceremos e seguiremos nosso rumo.

Mas só conheceremos essa imensidão quando não aceitarmos o egoismo de navegar só. É importante ter as mão abertas, em aguardo ao que a ela se possa conectar.

Você segue no mar, sendo levado, levemente. Flutuando no meio do oceano mas com o pulmão aberto para receber todo o cheiro do mar, e permanecer contemplando a natureza ao redor, o mundo de água azul ao seu lado. Ainda assim, você não sabe onde vai parar, mas de alguma maneira, sinto que não estou mais tão a deriva assim.

Existem portos que se abrem para navegar, existem lugares para atracar-nos durante essa viagem. Uma viagem aparentemente solitária mas que toca e se compartilha mais do que se imagina. O mar é mais denso do que se pensa. Não é só feito de água e sal. Estamos sempre esbarrando por aí com gente passeia na mesma corrente que você.

É isso.

Pedro Paulo escritor, pensador nas horas vagas e poeta quando a inspiração vem. Nasceu no Rio, viveu catorze anos na Bahia e agora vive em Montevidéu, no Uruguai. Seu blog pessoal é o www.pedropaulo.blogspot.com


fonte da imagem: http://www.flickr.com/photos/nalves/4273468199/

Nenhum comentário: