Início

segunda-feira, 18 de março de 2013

SecultBA vai lançar na Feira do Livro de Frankfurt 2013 publicação de difusão da literatura baiana


Numa ação coordenada entre FUNCEB, FPC e Assessoria de Relações Internacionais, 18 autores da Bahia serão apresentados ao mundo a partir do evento que, este ano, homenageia o Brasil

De 9 a 13 de outubro, o Brasil será o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt 2013, na Alemanha, o maior encontro do setor literário e editorial do mundo. A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e de sua Assessoria de Relações Internacionais, investindo na internacionalização e difusão da literatura baiana, lançará no evento uma publicação trilíngue (inglês, alemão e espanhol), apresentando ao mundo 18 nomes que representam a atual produção literária da Bahia.


A lista de autores participantes, de distintas gerações, perfis e gêneros, é formada por Adelice Souza, Aleilton Fonseca, Állex Leilla, Antonio Risério, Carlos Ribeiro, Daniela Galdino, Florisvaldo Mattos, Hélio Pólvora, João Filho, Karina Rabinovitz, Kátia Borges, Lima Trindade, Luís Antonio Cajazeira Ramos, Mayrant Gallo, Myriam Fraga, Roberval Pereyr, Ruy Espinheira Filho e Ruy Tapioca. Eles foram escolhidos por uma comissão especializada, formada por críticos, pesquisadores, jornalistas e escritores, que vão também selecionar mostras do trabalho dos artistas para compor a publicação. Os textos serão acompanhados por uma minibiografia.

Após o lançamento em Frankfurt, a obra será utilizada em outras iniciativas de difusão em feiras e eventos literários internacionais.

A comissão de seleção – Foram seis os membros da comissão que se debruçou sobre este trabalho de composição de uma amostragem da literatura baiana contemporânea, com vistas às ações de internacionalização e difusão desta produção.

Antonio Carlos Secchin, poeta, ensaísta e crítico literário. É membro da Academia Brasileira de Letras, doutor em Letras e professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ganhou diversos prêmios literários, destacando-se o livro de poesias Todos os ventos (2002), que obteve os prêmios da Fundação Biblioteca Nacional, da Academia Brasileira de Letras e do PEN Clube do Brasil como melhor livro do gênero publicado no país em 2002. Também é autor do premiado livro João Cabral: a poesia do menos. Organizou obras completas de poetas brasileiros, como Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto. É um dos curadores da reedição da poesia de Carlos Drummond de Andrade, publicada pela Cia. das Letras. Proferiu mais de 400 palestras em vários estados do país e no exterior.

Antonio Marcos Pereira, professor do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2007 e crítico literário do caderno Prosa e Verso, de O Globo, desde 2008. É doutor em Filosofia e Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Se interessa por estudos da etnografia e da biografia como alternativas ao trabalho crítico, bem como por sua exploração como gêneros, problemas e métodos para a compreensão das práticas de leitura e escrita contemporâneas. Desde 2008, trabalha em um estudo da produção crítica de Bernardo Carvalho e, desde 2009, faz investidas em torno do problema do biográfico na produção do autor argentino Juan José Saer (1937-2005).

Jorge Araújo, crítico literário, professor de literatura, jornalista e escritor, especialista em literatura baiana. É mestre e doutor pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez críticas literárias para diversas publicações brasileiras. Participou de antologias de conto, poesias e ensaios. Como estudioso de literatura, pronunciou conferências por todo país, em cursos, oficinas, seminários e congressos. Tem 40 livros publicados nos gêneros poesia, ficção, ensaio e teatro. Foi professor de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Comparada na URFJ, UFBA e atualmente é professor titular na Universidade de Feira de Santana.

Josélia Aguiar, baiana radicada em São Paulo desde 1997, é formada em jornalismo pela UFBA, mestre e doutoranda em História Cultural pela Universidade de São Paulo (USP). Na Folha de S.Paulo, foi repórter, redatora, correspondente em Londres e colunista de livros. Editou a revista EntreLivros, que circulou de 2005 a 2008. Prepara agora a biografia de Jorge Amado, que sai este ano pelo selo Três Estrelas, do grupo Folha.

Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB, é doutora em Literatura Brasileira e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Integra os projetos de pesquisa Rasuras: práticas de leitura e escrita e Dois finais de séculos na Bahia: cenas de mulheres. Atua na área de gênero, relações identitárias, literatura, cinema e estudos contemporâneos. Escreve resenhas críticas semanalmente para o Jornal A Tarde desde 2010.

Nancy Vieira, licenciada em Letras pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), é especialista, mestre e doutora em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunto 2 do Instituto de Letras da UFBA, desde 2009, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, com orientações em níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Desde 2011, é coordenadora geral do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (UFBA/PARFOR). Participou da equipe do Programa de Licenciaturas Internacionais em Letras/Humanidades (2010-2012). Atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM). Sua pesquisa Dois finais de século na Bahia: cenas de mulheres recebeu auxílio do Edital nº 20/2010 do CNPq. É membro do Grupo de Trabalho Mulher e Literatura da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL).

Nenhum comentário: