Início

sábado, 16 de março de 2013

Quatro vezes teatro – por PAWLO CIDADE


“A quarta e última tarefa para o Teatro está na eleição da Câmara Setorial de Teatro onde iremos aglutinar forças para eleger o representante oficial que concorrerá às eleições do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus.”
P.C.

Neste primeiro semestre estou envolvido em quatro propostas que irão fortalecer o Teatro em nosso município. A primeira delas começa com o Projeto 4X Teatro, composto por quatro partes distintas de um método que prepara o Ator para “penetrar fundo na verdade do autor, na personalidade que esteja vivendo, nas intenções do diretor, compenetrando-se de que é indispensável evitar o individualismo”. Trata-se de um mergulho na obra do russo Stanislavski através de quatro oficinas mensais, com 16 horas de atividades, cada uma. A primeira, intitulada: “A Preparação do Ator”, começa no próximo final de semana.


A segunda proposta é o Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências”, com a participação de grandes nomes do Teatro baiano como Fernando Marinho, Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles e um convidado especial de Belo Horizonte, Romulo Avelar, autor do livro “O Avesso da Cena: Notas sobre produção e gestão cultural”, um dos livros mais completos na área. O seminário acontece de 3 a 5 de abril, na Universidade Estadual de Santa Cruz, com apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado e Governo do Estado da Bahia e apoio cultural da UESC, SEBRAE, SBAT, SATED e TIA MARITA.
A terceira ação proposta trata dos debates que irei conduzir como presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia - que estou -, eleito este ano para representar a categoria nos próximos dois anos. Nossa segunda reunião ocorre também em abril, entre os dias 15 e 16, na Biblioteca Púbica dos Barris, em Salvador.
A quarta e última tarefa para o Teatro está na eleição da Câmara Setorial de Teatro onde iremos aglutinar forças para eleger o representante oficial que concorrerá às eleições do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. Nosso candidato, Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus, reúne forças e competência para gerir a missão. A ideia principal é cada vez mais organizar o Teatro na cidade. Queremos mais Teatro na escola, mais teatro na periferia, mais prioridades para os artistas de teatro nos programas de governo!
Assim, oficinas, seminário, câmara e colegiado formam assim o quadrilátero dos meus projetos na área para este semestre. 


Pawlo Cidade - Diretor Artístico / Presidente do FAEGSUL

Nenhum comentário: