Início

terça-feira, 12 de março de 2013

Teodorico Majestade é tema de documentário


foto: Karoline Vital
O espetáculo Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito já foi apresentado em dezenas de cidades, localidades urbanas e rurais. Agora, será a vez de a comédia do Teatro Popular de Ilhéus marcar presença nas telas do cinema. A peça é o tema principal do documentário do diretor ilheense Elson Rosário, que mostrará a participação de Teodorico Majestade no processo de cassação do prefeito de Ilhéus, em 2007. As filmagens começam nesta quarta-feira (13) e vão até domingo (17).


O filme tem como enredo a mobilização popular fortemente estimuladas após apresentações da sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito. O espetáculo estreou em meio aos estouros de escândalos do governo municipal. Com irreverência, a peça escrita e dirigida por Romualdo Lisboa denunciava as falcatruas e conclamava o povo a exercer seus direitos de cidadão. O movimento tomou conta das ruas, alcançou a Câmera de Vereadores e a comédia chegou a ser encenada nas escadarias do Palácio Paranaguá, sede administrativa do executivo municipal.

Além de cenas do espetáculo e imagens de arquivo dos protestos em que Teodorico Majestade esteve presente, também o documentário prevê entrevistas com personalidades que acompanharam e participaram do processo de mobilização. Políticos, jornalistas, sindicalistas e os próprios artistas estão entre os depoimentos que enriquecerão a narrativa do fato histórico que será registrado em vídeo.

Depois de finalizado, a ideia é que o curta-metragem de 15 minutos alcance o maior número de pessoas, sendo exibido em mostras e festivais, distribuído em sedes de movimentos sociais, culturais, instituições de ensino e TVs públicas e comunitárias. O projeto prevê ainda a disponibilização do vídeo na internet para visualização e download gratuito. “Com esta difusão, o filme irá estimular debates e reflexões críticas sobre cidadania, mobilização social, cultura popular e exercício democrático”, declarou o diretor Elson Rosário.  

O documentário foi selecionado pelo Edital n.º 02/2011 de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Curta-Metragem, de Ficção, Documentário e Animação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O filme conta ainda com a coprodução do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus.



Nenhum comentário: