Início

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A ACATE e o FDCI recebem representantes da Secretaria de Cultura da Bahia

foto: Ari Rodrigues

A coordenação da ACATE e do Fórum de Cultura Itabunense, recebeu a visita do Coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, um órgão da Secretaria de Cultura do estado da Bahia, Uilson Pedreira.

Com visita agendada através do representante do Macro Território em Itabuna Marivaldo Silva e da atriz, produtora e consultora cultural Eva Lima, Uilson chegou de uma visita a quatros cidades no Sul da  Bahia e na tarde de sábado, participou de reuniões com representantes de instituições ligadas diretamente a cultura regional.


Dentre muitos assuntos, um em especial foi tratado com maior preocupação pelas partes, que foi a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Itabuna.

A direção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, foi convidada a participar da reunião, mas ninguém compareceu.

Segundo Uilson, a Secretaria de Cultura do Estado dentre as suas várias prioridades, uma em especial tem sido condição sine qua non para a reformulação das políticas públicas de cultura no estado, que é a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Recentemente, foi veiculada uma matéria no site da FICC, dando conta de que o prefeito Claudivane Leite assinou o termo de adesão ao SNC no dia 27 de março, mas o protocolo de intenções não entrou em pauta ainda no Ministério da Cultura. Esse fato  causou uma certa apreensão, tanto na diretoria do Fórum de Cultura Itabunense, quanto na própria Superintendência de Desenvolvimento Territorial de Cultura.

A adesão ao Sistema Nacional de Cultura, é apenas o início de uma série de atividades que o município terá que desenvolver através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. Dentre as ações está a implantação do Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC, o Plano Municipal de Cultura, a criação das câmaras setoriais que vão eleger os 16 membros do Conselho (8 efetivos e 8 suplentes) a criação do Fundo Municipal. A única instância criada até agora é o Fórum de Cultura Itabunense-FDCI que foi criado em Novembro de 2012 a partir do Seminário promovido pela AGRAL e pela ACATE que contou com a participação de representantes Wendel Damasceno e Kuka Matos da Fundação Cultural do Estado e de Normelita Oliveira representante do Conselho Estadual de Cultura. Além disso, o próprio Fórum elaborou a minuta da lei segundo os moldes do Ministério da Cultura, sob a supervisão do professor Antonio Costa (GAC/AGRAL) e do escritor e advogado Dr. Adylson Machado ex procurador do município por duas vezes e atual diretor jurídico da ACATE e entregou a FICC. Com esses passos, o Fórum está na situação de cobrador, já que de agora por diante, todas as ações dependem diretamente da citada fundação.

Após a  primeira reunião que aconteceu no Teatro Sala Zélia Lessa, o grupo se deslocou para o Ponto de Cultura ACAI, onde participaram de uma outra reunião com Lula Dantas e com Mãe Vanda, ambos são coordenadores da ACAI e diretores do Fórum de Cultura Itabunense. Além de Lula Danta e de Mãe Vanda, participaram das reuniões Uilson Pedreira Coordenador Territorial da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Marivaldo Silva, Coordenador do Macroterritório, Eva Lima Consultora cultural, diretora do Fórum de Cultura Itabunense, diretora de eventos da AGRAL e diretora de comunicação da ACATE, Gal Macuco, diretora e produtora cultural de Buerarema, e Ari Rodrigues, diretor do Fórum de Cultura Itabunense, diretor de eventos da AGRAL e presidente da ACATE.

Uma nova reunião vai ser solicitada oficialmente pelo representante do estado para que o município participe e dê mais transparência no assunto da implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Fonte: Jornal Itabuna Notícias

Nenhum comentário: