Início

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alunos da Escola de Dança da FUNCEB participam do VIVADANÇA


A Cia. Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB e a Cia. Jovem de Dança da FUNCEB se apresentam na Mostra Casa Aberta

Companhias formadas por alunos do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, que integra o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), estão na programação da Mostra Casa Aberta do VIVADANÇA Festival Internacional, o maior evento do gênero no Norte/Nordeste. Realizado neste mês de abril, quando o mundo comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), o festival, em sua sétima edição, dá espaço para jovens em processo de formação artística não apenas participarem como plateia, mas também passando a fazer parte do grande elenco da Dança da Bahia, numa iniciativa que busca abrir caminhos para a renovação da cena.


A Mostra Casa Aberta 2013 selecionou 60 trabalhos coreográficos, entre mais de 160 inscritos, para uma série de apresentações no Teatro Vila Velha e seu entorno, reunindo cerca de 500 artistas, entre amadores e profissionais de trajetórias distintas.

Coreografada por Denny Neves, a já premiada Cia. Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB apresenta Assum Preto, no dia 10 de abril (quarta-feira), às 20 horas. Inspirada na música homônima de Luiz Gonzaga, a coreografia gira em torno do cotidiano de meninas do sertão brasileiro que vivem em situação de exploração de trabalho infantil e violência doméstica, tendo por consequência a sua infância roubada. Formada em 2010 e composta por 16 jovens de 13 a 17 anos, esta é a primeira companhia constituída por crianças e adolescentes da instituição, e já se apresentou em diversos eventos e festivais Bahia afora, a exemplo do Festival Pernambuco em Dança, em Recife, a 4ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, no Rio de Janeiro, e a 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

No dia seguinte, 11 de abril, também às 20 horas, é a vez da Cia. Jovem de Dança da FUNCEB encenar a coreografia É Esse?!, que se baseia na cultura do hip-hop e  outras manifestações artísticas de rua  como a capoeira, o pagode e o arrocha, que dialogam com a realidade dos jovens oriundos de comunidades periféricas de Salvador. O trabalho, realizado através de um processo criativo com o grupo, valoriza as diversas identidades de seus membros e a expressão negra urbana através do corpo. A Cia. Jovem de Dança FUNCEB, formada por 18 dançarinos dos três últimos níveis do Curso Preparatório, é dirigida pela professora e coreógrafa Marilza Oliveira.

Sobre o Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB – Para crianças a partir dos cinco anos de idade, são compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os 17 anos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles. Os cursos contemplam diversas modalidades de dança, desde as Populares, Afro e Moderna, passando pelo Ballet e pela Capoeira. Realizados no turno vespertino, podem ser considerados como período complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. A cada fase são acrescidos gradualmente carga horária e conteúdos de maior complexidade, possibilitando que a formação inicial se amplie para uma formação continuada em Dança, que conduza o adolescente concluinte ao Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela própria Escola de Dança da FUNCEB, ou até mesmo a cursos universitários e outras atividades de profissionalização e participação no campo da Dança e da Cultura.

Nenhum comentário: