Início

segunda-feira, 1 de abril de 2013

FUNCEB lança livro que resgata obra crítica de Clodoaldo Lobo


Memória de uma Crítica Encantada, segundo volume da Série Crítica das Artes, foi organizado por Nadja Miranda e expressa faces da história recente do Teatro da Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o livro Memória de uma Crítica Encantada, segundo volume da Série Crítica das Artes, coleção de publicações que objetiva promover a difusão de conteúdos sobre a crítica, mais especificamente aquela relacionada às artes baianas. Esta publicação, organizada por Nadja Miranda, reúne críticas teatrais escritas por Clodoaldo Lobo desde os anos 1980, conteúdo que expressa faces da história recente do Teatro da Bahia. O evento de lançamento, com a presença do secretário de Cultura, Albino Rubim, e da diretora da FUNCEB, Nehle Franke, acontecerá no dia 2 de abril (terça-feira), às 19 horas, no foyer do Teatro Castro Alves, aberto ao público, até a lotação do espaço. Depois da apresentação da versão impressa, a obra estará disponível em arquivo digital no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/criticadeartes.


Com grande contribuição em prol do debate e do incentivo às questões da área teatral, José Clodoaldo Multari Lobo (1956), o Clodoaldo Lobo, crítico baiano, é jornalista, graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem sua atuação focada na relação entre jornalismo e artes cênicas. Memória de uma Crítica Encantada, além de prestar uma merecida homenagem, cumpre um dos papéis propostos pela Série Crítica das Artes: resgatar produções de profissionais notórios no campo, tomando-os como referência daquilo que a crítica é capaz de fazer.

As críticas que integram o livro foram originalmente publicadas no jornal A Tarde (Grupo A Tarde) e no Guia do Ócio (Companhia de Comunicação), que são apoiadores deste lançamento. A tarefa de organizar os escritos, identificá-los e selecioná-los ficou nas mãos da jornalista e doutora em Artes Cênicas Nadja Magalhães Miranda. Além dela e do secretário de Cultura, Albino Rubim, a jornalista e escritora Kátia Borges, o diretor teatral e jornalista Luiz Marfuz e o jornalista Marcus Gusmão assinam textos introdutórios.

A iniciativa integra o Programa de Incentivo à Crítica de Artes, promovido pela FUNCEB no intuito de renovar e manter a produção de críticas sobre artes no estado, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento da produção em artes, do posicionamento e fruição do público, além da inserção das obras artísticas baianas no panorama das discussões nacionais e internacionais necessárias para sua visibilidade e impulso. Para tanto, este Programa se ocupa de estimular a formação de novos autores, através da realização de ações que também incluem seminários, oficinas e concursos, em busca de consolidar o campo diante dos setores de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Sobre o 1º volume da Série Crítica de Artes: Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano – O primeiro lançamento desta série, Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano, organizado por Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB, doutora em Literatura Brasileira e Professora Adjunta da UFBA, reúne as 20 críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro premiadas no Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, promovido em 2011 dentro do Programa de Incentivo à Crítica de Artes. Há também textos de apresentação do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; do diretor das Artes da FUNCEB, Alexandre Molina; e da própria organizadora. Ainda constam contribuições de especialistas convidados, proporcionando uma discussão sobre o campo da crítica: Antonio Marcos Pereira, Rachel Esteves Lima e Carlos Bonfim.

Nenhum comentário: